BENEFÍCIOS DOS TESTES FARMACOGENÉTICOS

por Guido Boabaid
29/03/2023 06/12/2023

Algo muito comum na relação entre médicos e pacientes, porém pouco divulgada, é o uso de determinados medicamentos para determinadas doenças que não possuem seu efeito desejado ou então causam uma série de efeitos colaterais ao paciente, precisando assim ter sua utilização suspensa, diminuída, acrescentada ou então trocada por um outro medicamento.

O que a comunidade médica brasileira pouco sabe é que já existem testes farmacogenéticos presentes no Brasil que ajudam os médicos a entenderem como o seu paciente metaboliza os medicamentos para o sistema nervoso central. Isso permite a escolha dos medicamentos de maneira mais eficaz para cada paciente de forma de personalizada de acordo com seu perfil genético. Esses testes farmacogenéticos trazem uma série de benefícios que listaremos a seguir.

Benefícios dos testes farmacogenéticos

Utilizar testes farmacogenéticos pode trazer uma série de benefícios tanto para pacientes quanto para médicos, entre os principais benefícios desses revolucionários testes podemos citar:

  • Maior assertividade na escolha do medicamento a ser utilizado;
  • Redução dos níveis ou ausência de efeitos colaterais;
  • Maior economia com tratamentos ineficazes;
  • Conforto e tranquilidade ao paciente;
  • Maior confiança na relação entre médico e paciente

A seguir, falaremos de maneira isolada sobre cada um desses benefícios, confira.

Acerto na escolha do medicamento a ser utilizado

É comum um paciente ter sua doença diagnosticada e ser submetido a determinado tratamento medicamentoso com uma droga que é conhecida por fazer efeito na doença, porém, nem sempre todos os pacientes reagem de maneira positiva a um mesmo medicamento.

Ao utilizar o teste farmacogenético em seu paciente, o médico terá em mãos informações farmacológicas valiosas, que aliadas ao raciocínio clínico, permitirão a escolha dos medicamentos e o ajuste de suas dosagens de forma personalizada. Sendo assim, o paciente já iniciará seu tratamento com o esquema farmacológico ajustado ao seu histórico, ao seu tipo de metabolismo e ao seu tipo de resposta, o que aumenta suas chances de cura.

Redução dos níveis ou ausência de efeitos colaterais

Algo muito indesejado nos mais diversos tratamentos medicamentosos é a presença de efeitos colaterais. Entre os efeitos colaterais mais comuns do uso de medicamentos podemos citar inchaços, retenção de liquido, tonturas, febres, náuseas, vômitos, queda de cabelo, perda de desejo sexual e muitos outros. Ao utilizar um teste farmacogenético é possível saber, de acordo com o perfil genético do paciente, se o medicamento possui maiores chances de apresentar efeitos colaterais acima do previsto em bula.

Maior economia

Outro item fundamental na utilização de testes farmacogenéticos é a economia que esses testes podem causar aos pacientes. Nos casos onde os testes farmacogenéticos não são utilizados (tratamentos não guiados), o médico pode sugerir o uso de um medicamento que, desconhecidamente, é pouco eficaz para aquele paciente. O paciente experimentará o medicamento por 4 a 6 semanas e, no caso de não apresentar resposta satisfatória, o médico deverá avaliar junto com o paciente se fará o ajuste da dose, ou fará a substituição do medicamento.

No caso daquele paciente possuir genes que reduzem a eficácia daquele medicamento prescrito, ele continuará com baixa resposta, e seu tratamento seguirá não evoluindo como o esperado. No caso de trocar o medicamento, inicia-se um novo ciclo de testes com um novo medicamento e assim sucessivamente.

O teste farmacogenético é capaz de mostrar se o paciente possui variantes genéticas que podem causar baixa eficácia, nesses casos o médico poderá optar por outros medicamentos que não são influenciados por essa característica, essa informação somente é possível ter através da realização de um teste farmacogenético.

Conforto e tranquilidade ao paciente

O laudo mostra ao paciente e ao médico quais medicamentos sofrem influencias genéticas no seu metabolismo ou na sua eficácia. Para esses medicamentos existe uma legenda que auxilia o médico a prescreve-los respeitando o metabolismo do paciente. Quando o paciente sabe que está tomando algum medicamento que para ele funciona conforme o padrão ou que para ele aquele medicamente foi ajustado de acordo com o seu perfil genético, o paciente passa a experimentar muito mais conforto e segurança em seu tratamento.

Maior confiança na relação entre médico e paciente

A relação de confiança entre médico e paciente é algo muito importante. Dessa maneira, os médicos que utilizam testes farmacogenéticos são capazes de escolher e prescrever os medicamentos de forma mais eficazes, obtendo melhores resultados com seus pacientes.

Os testes farmacogenéticos são, sem sombra de dúvida, o futuro da medicina, o médico que oferece a opção de um tratamento guiado para seu paciente está, com certeza, oferecendo o que há de mais avançado na área farmacológica para sistema nervoso central hoje.

Se você é médico e se interessou em utilizar os testes farmacogenéticos, entre em contato com a GnTech, temos profissionais especializados que irão lhe passar todo o suporte científico necessário para que você saiba mais sobre essa verdadeira revolução médica. Testes farmacogenéticos: A medicação certa, na dose certa, na hora certa.

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário