Alprazolam: o que é, para que serve e indicações

O alprazolam é um medicamento popularmente conhecido como Frontal, que atua como um ansiolítico. Portanto, sua principal função é aliviar os sintomas de ansiedade e pânico

Um estudo recente mostrou que 16,6% da população, ou seja, 1 a cada 6 brasileiros, faz uso de remédios para controlar a ansiedade.

Portanto, é importante saber quais são os efeitos do alprazolam e estar ciente dos seus efeitos colaterais. Usando apenas com indicação médica.

Os principais são: → Sonolência; → Sedação; → Tontura; → Fraqueza muscular; → Coordenação motora prejudicada; → Dificuldade de concentração; → Esquecimento; → Boca seca; → Constipação. Em casos mais graves, podem ocorrer: → Reações alérgicas; → Depressão; → Pensamentos suicidas; → Comportamento agressivo; → Convulsões.

O alprazolam atua no sistema nervoso central, aumentando a ação do neurotransmissor GABA, reduzindo a atividade nervosa e promovendo uma sensação de relaxamento.

O alprazolam não deve ser misturado com outros depressores do SNC, como álcool. Essa combinação pode ter um grande efeito sedativo, causando efeitos mais graves.