59% dos brasileiros têm depressão
- Guido Boabaid
- 09/09/2024
- Tempo: 4 minutos
Uma pesquisa realizada pela Vittude apontou dados preocupantes de brasileiros com depressão, ansiedade e estresse. O levantamento publicado na revista Veja indica que 59% da população enfrenta um quadro da doença. A ansiedade atinge 63% das pessoas e o estresse 37%. Não é a toa que, segundo a BBC NEWS, o Brasil vendeu mais de 65 milhões de unidades de clonazepam (Rivotril) em 2022, um dos medicamentos utilizados no tratamento da doença.
Na matéria, a psicóloga Heloísa Caiuby afirma que esses números são reflexos do atual cenário de ritmo acelerado e muitas mudanças. “Muitas vezes não temos tempo sequer de assimilar uma mudança e já vem outra. Isso causa uma angústia tremenda porque as pessoas não conseguem dar conta”, conta ela.
Depressão e ansiedade são os transtornos mentais mais comuns no Brasil. Entretanto, muitas pessoas ainda não entendem a doença e ignoram os sintomas.
Segundo o Ministério da Saúde, entre os sintomas de depressão estão a tristeza profunda, falta de ânimo, pessimismo e baixa autoestima. “Para quem tem depressão, é tudo ou nada. Tudo é horroroso e nada está bom”, explica a psicóloga.
Enquanto isso, o transtorno de ansiedade traz preocupações ou medos exagerados e sensação constante de que algo ruim vai acontecer. A doença também traz sintomas físicos como:
- sudorese;
- palpitação;
- insônia;
- tremores;
- boca seca;
- dor de cabeça;
- tonturas.
Segundo Heloísa, tanto em relação à depressão quanto à ansiedade é preciso estar atento para a duração e intensidade dos sintomas. “Quando você está se sentido triste ou frustrado e passear no parque é suficiente para te fazer melhorar, é apenas um episódio. Mas quando os sentimentos duram muito tempo e são intensos a ponto de piorar a qualidade de vida, prejudicar o convívio social e afetar a saúde física, é um sinal amarelo”, elucida a psicóloga.
A pesquisa entrevistou 492.790 pessoas, entre 4 de outubro de 2016 e 23 de abril de 2019.
Confira a notícia na íntegra aqui.
Teste genético: inovação no tratamento para depressão
A depressão e ansiedade são tratadas com medicamentos antidepressivos e psicoterapia. A medicina tradicional utiliza o método de tentativa e erro para prescrever os fármacos e testa até que o paciente encontre a alternativa mais eficaz. Entretanto, podem-se levar anos até acertar no tratamento.
Mas existe uma alternativa inovadora para o tratamento de transtornos como depressão e ansiedade. Os testes genéticos são uma ferramenta da medicina personalizada, uma tendência que busca analisar os perfis individualmente para indicar o tratamento.
Os testes genéticos analisam como os genes interferem no metabolismo, resposta e toxidade dos fármacos. Assim, conseguem indicar quais são os medicamentos que devem apresentar maior eficácia para cada indivíduo e auxiliar o médico na prescrição. Como consequência, o tratamento é mais eficaz e seguro, com redução dos riscos de efeitos colaterais.
A Gntech® é um laboratório brasileiro que realiza o exame. O teste genético é efetivo para gerar conforto e qualidade de vida às pessoas que sofrem com depressão.