Panorama da saúde mental no Brasil

Você sabe como anda a  saúde mental do brasileiro? Confira alguns dados no infográfico que preparamos.

2x mais preocupados com a saúde mental

Segundo a Global Health Service Monitor, em 2018, 18% dos brasileiros diziam que sua maior preocupação estava relacionada a doenças que impactam diretamente na qualidade da saúde mental. Já em 2022, esse número saltou para 49%*, um crescimento de 270%

1º lugar entre os países da América Latina  com maior prevalência de depressão

*Fonte: OMS Organização Mundial da Saúde

9,3% da população brasileira sofre de ansiedade

O Brasil também lidera o ranking mundial de pessoas com transtornos de ansiedade, com 9,3% da população apresentando algum tipo de transtorno relacionado.

*Fonte: OMS Organização Mundial da Saúde

Casos de  suicídio no Brasil 4 maior causa de  morte entre jovens

O suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Estima-se que ocorram mais de 12 mil suicídios todos os anos no país.

70% das pessoas com sintomas de depressão não recebem qualquer tipo de tratamento.

A falta de informação, o estigma em torno da doença e o acesso limitado aos serviços de saúde são algumas das principais barreiras para o tratamento.

*Fonte: OMS Organização Mundial da Saúde

Programa Nacional de Prevenção da Depressão

O programa deverá garantir o acesso integral à atenção psicossocial e ao tratamento adequado das pessoas com depressão no Sistema Único de Saúde (SUS), com prioridade para as ações preventivas.

Promover ações de prevenção à depressão; Realizar campanhas educativas, permanentes e especiais na Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão para esclarecer sobre os diversos aspectos envolvidos, voltadas principalmente para crianças e adolescentes; Promover a educação continuada dos profissionais de saúde no cuidado da pessoa com depressão e outros distúrbios mentais; Garantir informação e acesso aos serviços especializados de saúde aos portadores de transtornos depressivos; Apoiar familiares e pessoas próximas do portador de depressão; Celebrar acordos e convênios para a pesquisa e o desenvolvimento de estratégias terapêuticas no combate à depressão e para o diagnóstico precoce.

O que mais o programa prevê:

Curtiu?

Leia mais sobre  saúde mental e bem-estar  em nosso blog.