Transtorno bipolar no universo do cinema: conheça filmes e séries
- Larissa Speck
- 27/11/2024
- Tempo: 7 minutos
O transtorno bipolar é uma condição complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno afetivo bipolar atinge atualmente cerca de 140 milhões de pessoas no mundo e considera-se uma das principais causas de incapacidade.
Além disso, os índices são bem preocupantes quando analisamos os índices de pessoas com bipolaridade que tentam suicídio. Entre 30% e 50% dos brasileiros portadores de transtorno bipolar tentam tirar suas próprias vidas, segundo dados da ABTB (Associação Brasileira de Transtorno Bipolar).
Assim, filmes e séries podem oferecer insights valiosos, aumentando a conscientização sobre os desafios enfrentados por aqueles que convivem com o transtorno bipolar.
Neste blog, vamos mergulhar em alguns filmes e séries notáveis que abordam o transtorno e discutir como eles retratam essa condição com cuidado e sensibilidade. Boa leitura!
Sumário
. O Lado Bom da Vida
Dirigido por David O. Russell, este filme é um retrato comovente do transtorno bipolar. Estrelado por Bradley Cooper como Pat Solitano, um homem lutando para reconstruir sua vida após uma crise emocional, e Jennifer Lawrence como Tiffany, uma jovem viúva com seus próprios desafios emocionais, o filme oferece uma representação autêntica das lutas e triunfos enfrentados por aqueles que vivem com transtorno bipolar. “Silver Linings Playbook” destaca a importância do apoio social e do amor na jornada de recuperação de indivíduos com transtorno bipolar.
. Modern Love
Na série da Amazon Prime, Lexie tenta trabalhar dobrado para compensar os vários dias que acaba não indo ao escritório por não conseguir sair de casa. Ela vive uma vida solitária, pois mesmo encantando a todos em seus momentos alegres, não consegue manter as relações nos períodos depressivos.
A história contada no episódio é real. A advogada Terri Cheney escreveu ao jornal The New York Times em 2008, compartilhando sua experiência com a bipolaridade na coluna “Modern Love”. Assim, a produção consegue transmitir um pouco do que são os altos e baixos de quem sofre com o transtorno. Confira um trecho:
. Por Lugares Incríveis
A depressão e a bipolaridade conduzem a narrativa de Por Lugares Incríveis, filme da Netflix baseado no livro homônimo. Violet é uma adolescente que enfrenta um quadro de depressão após a morte de sua irmã em um acidente de carro. Em plena juventude, ela deixa de lado os momentos com os amigos e se isola em seu quarto.
Finch vive momentos cheios de alegria em que contagia todos à sua volta com a vontade de viver. Mas de uma hora para outra, some durante semanas, sem qualquer explicação para os amigos.
Os dois são os personagens principais de Por Lugares Incríveis, que estreou em março de 2020. Elle Fanning e Justice Smith dão vida aos protagonistas completos deste sensível drama que aborda a depressão e bipolaridade na adolescência.
. Spin Out
Em Spin Out, a atriz Kaya Scodelario dá vida à personagem Katerina Baker, uma patinadora profissional que busca retomar seu desempenho no ringue depois de um grave acidente. A trama mostra os desafios da patinação artística, que exige disciplina e determinação. Além de enfrentar seus traumas, Kat precisa também enfrentar o transtorno bipolar.
A história busca mostrar os altos e baixos da doença, retratando tanto a fase maníaca quanto a depressiva. A trama aborda os preconceitos a respeito da doença e como o tratamento é importante para que o paciente possa manter sua saúde mental sob controle.
Outro aspecto que Spin Out traz é a questão familiar e como o transtorno bipolar pode ser uma herança genética. Além de Katerina Baker, sua mãe Carol (January Jones) também é bipolar. Assim, sem o devido tratamento, a doença acaba afetando a rotina da família e trazendo até mesmo consequências financeiras.
. Homeland
Esta série de televisão aclamada pela crítica segue a história de Carrie Mathison, uma oficial da CIA interpretada por Claire Danes, que lida com transtorno bipolar enquanto luta contra ameaças terroristas. “Homeland” oferece uma representação complexa e multifacetada da bipolaridade explorando as interações entre a condição de Carrie e seu trabalho de alto risco. A série lança luz sobre os desafios únicos enfrentados por pessoas com transtorno bipolar em profissões exigentes e estressantes, além de destacar a resiliência e a determinação de Carrie em superar obstáculos.
Filmes e séries têm o poder de educar, inspirar e gerar empatia. Ao explorar o transtorno bipolar através dessas formas de mídia, podemos aumentar a conscientização e promover uma compreensão mais profunda dessa condição complexa. “Silver Linings Playbook”, “Homeland” e “Touched with Fire” são apenas alguns exemplos de obras que oferecem representações autênticas e sensíveis do transtorno bipolar, destacando os desafios enfrentados por aqueles que vivem com a condição e a importância do apoio social e da compaixão. Esperamos que este blog ajude a iniciar conversas significativas sobre saúde mental e promova uma maior compreensão e aceitação da diversidade de experiências humanas.
O Teste Farmacogenético no tratamento da bipolaridade
A bipolaridade não tem cura, mas com o tratamento adequado é possível controlar os sintomas e ter uma vida normal. O tratamento adequado inclui o uso de medicamentos e psicoterapia. Em relação aos medicamentos, o tratamento depende do tipo de bipolaridade, gravidade e evolução da doença.
Utilizam-se fármacos neurolépticos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, ansiolíticos, estabilizadores de humor e o carbonato de lítio para reverter os quadros agudos de euforia e evitar a recorrência das crises.
Além disso, o teste farmacogenético pode ser uma ferramenta importante para encontrar os medicamentos que tendem a ser mais eficazes e com menos riscos de efeitos colaterais para o paciente.
O exame analisa os medicamentos, as interações entre eles e como os genes do paciente interferem no metabolismo, resposta e toxicidade das substâncias.
Conclusão
Filmes e séries têm o poder de educar, inspirar e gerar empatia. Assim, ao explorar o transtorno bipolar através dessas formas de mídia, podemos aumentar a conscientização e promover uma compreensão mais profunda do que é o transtorno bipolar.
Esperamos que este blog ajude a iniciar conversas significativas sobre saúde menta, bem como, promova uma maior compreensão e aceitação da diversidade de experiências humanas.
Conte com a GnTech
Há 12 anos, a GnTech vem contribuindo com a medicina no Brasil, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar, trabalhando para descobrir novas oportunidades de oferecer qualidade de vida e tornar a saúde cada vez mais precisa e personalizada para as pessoas.
Contamos com Testes Farmacogenéticos voltados para a depressão e demais transtornos relacionados à saúde mental.
Entre em contato conosco e saiba mais.