Alimentação nas festas de final de ano: como ter uma relação saudável com a comida?

por Larissa Speck
13/12/2023 06/03/2024

As festas de fim de ano são momentos de celebração, reunião com a família e amigos, e, claro, muitas comidas e pratos deliciosos. No entanto, para aqueles que se preocupam com a alimentação saudável, essa época do ano pode ser desafiadora. A boa notícia é que é possível aproveitar essa época do ano e manter o equilíbrio na alimentação nas festas de final de ano.

Neste blog, vamos explorar dicas para uma alimentação saudável durante as festas de fim de ano, bem como, abordar como estabelecer uma relação tranquila com a comida.

Alimentação nas festas de final de ano: 8 dicas que podem te ajudar

1. Planejamento é a chave

Antes de entrar nas festas de fim de ano, faça um planejamento. Defina metas realistas para si mesmo, como a quantidade de porções que você pretende comer e quais alimentos deseja priorizar. Assim, isso ajudará a manter o controle e evitar excessos.

2. Controle as porções

É fácil exagerar durante as festas de fim de ano, mas você pode controlar suas porções. Portanto, use pratos menores, divida os alimentos em porções menores e evite repetições. Isso ajudará a manter o equilíbrio sem privar-se completamente das delícias festivas.

3. Mantenha-se hidratado

Às vezes, a sede é confundida com fome. Beba água regularmente para manter-se hidratado e reduzir a probabilidade de excessos alimentares.

4. Pratique a consciência alimentar

Esteja presente enquanto come. Mastigue devagar, saboreie cada mordida e preste atenção aos sinais de saciedade. Assim, isso ajudará você a evitar comer em excesso.

5. Exercite-se regularmente

Não deixe de lado a atividade física durante as festas de fim de ano. O exercício ajuda a queimar calorias extras e a manter sua energia.

6. Não se culpe

Lembre-se de que é normal aproveitar as festas e permitir-se indulgências ocasionalmente. Não se culpe por pequenos deslizes. O importante é o equilíbrio a longo prazo.

7. Estabelecendo uma relação tranquila com a alimentação

Além das dicas acima, é fundamental cultivar uma relação tranquila com a comida. Isso inclui:

  • Evitar dietas extremas ou restrições severas.
  • Não se sentir culpado por comer alimentos menos saudáveis de vez em quando.
  • Praticar a gratidão pela comida e reconhecer como ela nutre o corpo e a alma.
  • Buscar apoio se você tiver uma relação complicada com a comida, considerando a ajuda de um nutricionista ou psicólogo.

8. Crie alternativas

Você pode fazer algumas trocas sábias e sem deixar totalmente de lado um alimento que você gosta muito. Um exemplo é criar pratos com opções light ou diet, bem como, trocar a fritura pelo assado, sem precisar abrir mão dos seus pratos favoritos da ceia. Veja alguns exemplos:

  • A rabanada pode ser assada, ao invés de frita;
  • Opte por uma maionese light ou troque o creme de leite por um iogurte natural;
  • Troque snacks fritos como os famosos “onion rings”, por exemplo, por amendôas ou castanhas. Além disso, elas são ricas em ômega 6, que ajuda a manter o nível do HDL (colesterol bom).

Conclusão

Assim, é possível celebrar e aproveitar durante essa época e ter uma alimentação saudável nas festas de final de ano. Com um planejamento cuidadoso e uma abordagem consciente, você pode aproveitar as festas e manter o equilíbrio na sua alimentação. Lembre-se de que o importante é cultivar uma relação saudável e tranquila com a comida ao longo de todo o ano. Felizes festas e uma alimentação equilibrada para todos!

Conte com a GnTech

Há 11 anos, a GnTech vem contribuindo com a medicina no Brasil, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar, trabalhando para descobrir novas oportunidades de oferecer qualidade de vida e tornar a saúde cada vez mais precisa e personalizada para as pessoas.

Contamos com Testes Farmacogenéticos voltados para a depressão e demais transtornos relacionados à saúde mental.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário