Depressão sazonal: entenda os efeitos do frio no humor

por Guido Boabaid
24/07/2023 04/04/2024

Você sabia que em países tropicais como o Brasil, cerca de 1% da população sofre de depressão sazonal? Também conhecida como depressão de inverno ou transtorno afetivo sazonal, essa condição está diretamente ligada às mudanças climáticas. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e reconhecer o momento de buscar ajuda profissional.

A partir disso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender o que é a depressão de inverno e como evitá-la. Acompanhe a leitura!

O que é a depressão sazonal?

A depressão sazonal é um tipo de depressão que ocorre regularmente durante os meses de outono e inverno, e geralmente diminui ou desaparece durante a primavera e o verão. Com isso, ainda não há uma compreensão sobre as causas exatas dessa condição, porém, acredita-se que fatores como a redução da exposição à luz solar, desequilíbrios químicos no cérebro e alterações nos ritmos circadianos possam contribuir para o seu surgimento.

Primordialmente, a falta de luz solar exerce uma grande influência no relógio biológico do ser humano, sendo assim, nos dias cinza o organismo sente falta de luz, fazendo com que tenha uma quebra na produção de serotonina, hormônio da felicidade.

Como identificar os sintomas?

Mais comum de ocorrer nas mulheres, a depressão sazonal normalmente causa alterações no sono e humor, fazendo com que em alguns casos a pessoa durma demais ou apresente insônia, cansaço, falta de motivação para realizar as atividades e sair da cama, além de alterações no apetite.

Além disso, outros sintomas comuns também envolvem:

  • Vontade de dormir mais tempo
  • Dificuldade de concentração
  • Diminuição do impulso sexual
  • Baixa autoestima
  • Apatia 
  • Dores no corpo
  • Aumento do peso
  • Ansiedade

Como funciona o tratamento para a depressão sazonal?

Existem diferentes tipos de tratamento para a depressão sazonal. A partir disso, a orientação deve sempre de um profissional de saúde, como um psicólogo ou psiquiatra para que se possa obter resultados positivos.

Acompanhe a seguir alguns dos principais tratamentos para a depressão sazonal.

Psicoterapia

A psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser benéfica para tratar a depressão sazonal. Um terapeuta pode ajudar a identificar padrões de pensamento negativos e desenvolver estratégias para lidar com os sintomas. Do mesmo modo, a terapia também pode fornecer suporte emocional e ensinar habilidades de enfrentamento.

Medicamentos

Em casos mais graves de depressão sazonal, um médico pode prescrever medicamentos antidepressivos para ajudar a reduzir os sintomas. Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs) são constantemente frequentes nesses casos. No entanto, é importante discutir os possíveis efeitos colaterais e riscos com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer medicação.

Fototerapia

A terapia de luz, também conhecida como fototerapia, é um tratamento eficaz para a depressão sazonal. Envolve a exposição a uma luz brilhante que imita a luz solar. Normalmente, realiza-se a terapia de luz diariamente por cerca de 30 minutos a uma distância específica da luz. Contudo, essa exposição à luz pode ajudar a regular os ritmos circadianos e reduzir os sintomas depressivos.

Suplementação de vitamina D

A vitamina D desempenha um papel importante na regulação do humor, bem como, na saúde geral. Durante os meses de inverno, há a redução de exposição solar, tornando útil considerar a suplementação de vitamina D. No entanto, é importante consultar um médico para determinar a dose adequada e avaliar se a suplementação é necessária.

Dicas para evitar a depressão sazonal

Terapia de luz

A falta de luz solar é um fator importante na depressão de inverno. A terapia de luz, que envolve a exposição a uma luz brilhante e específica, pode ajudar a aliviar os sintomas. Com isso, é importante reservar um tempo todos os dias para sentar-se perto de uma janela ensolarada ou considere o uso de uma lâmpada de terapia de luz especializada.

Exercício físico regular

A atividade física regular é uma ferramenta eficaz e aliada no tratamento para a depressão. Encontre uma forma de exercício que você goste, como caminhar ao ar livre durante o dia ou praticar uma atividade em grupo. O exercício libera endorfinas, que podem melhorar o seu humor.

Crie uma rotina diária

Estabelecer uma rotina diária estruturada pode ajudar a combater a falta de motivação e proporcionar um senso de propósito. Estabeleça horários regulares para dormir, comer, se exercitar e se envolver em atividades prazerosas.

Alimentação saudável

Embora possa ser tentador buscar alimentos ricos em carboidratos e açúcares durante a depressão de inverno, tente manter uma alimentação equilibrada e saudável.

Além disso, se você ou alguém que você conhece está lidando com a depressão sazonal, não hesite em procurar ajuda profissional. Com o tratamento adequado, apoio e cuidados pessoais, é possível enfrentar os desafios da depressão sazonal, seja no verão ou inverno e encontrar luz nas estações mais sombrias.

Conte com a GnTech

Há 11 anos, a GnTech vem contribuindo com a medicina no Brasil, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar, trabalhando para descobrir novas oportunidades de oferecer qualidade de vida e tornar a saúde cada vez mais precisa e personalizada para as pessoas.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário