Hidratação no verão: dicas importantes para lidar com os dias quentes

por Guido Boabaid
16/01/2024 07/02/2024

O verão chegou e, com ele, o sol escaldante e os dias quentes. É a estação perfeita para curtir a praia, a piscina e diversas atividades ao ar livre. No entanto, o calor e a exposição ao sol podem causar desidratação, um problema sério que afeta a saúde e o bem-estar. Neste blog, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre hidratação no verão, para aproveitar ao máximo a temporada com segurança e conforto.

Entendendo a importância da hidratação no verão

O corpo humano é composto principalmente de água, a qual desempenha um papel fundamental em todas as funções do nosso organismo. Durante o verão, perdemos mais líquidos devido à transpiração, o que pode levar à desidratação, caso não se tomem os devidos cuidados e precauções. Mais para frente, vamos falar mais sobre os principais sintomas da desidratação e como evitá-la.

4 dicas importantes para manter a hidratação no verão

1. Beba bastante água!

Por mais clichê que possa parecer, realmente beber bastante água ao longo do dia faz toda a diferença para se manter bem hidratado, principalmente nos dias quentes de verão.

A regra de ouro é beber pelo menos 2 litros de água por dia. Caso você esqueça ou não tenha o hábito de consumir a quantidade adequada de água, recomenda-se que você utilize uma garrafinha e a mantenha consigo durante o trabalho, estudos, exercício físico e demais atividades.

Dica: Caso você consuma bebidas álcoolicas, consuma mais água! Pois o álcool é um ingredientes que age como diurético. À medida que o corpo processa o álcool, ele estimula a produção de urina extra. Portanto, como você vai perder mais água, precisa consumir mais.

Você também pode utilizar lembretes no celular ou anotar em algum local de fácil visualização.

2. Atenção à sua alimentação

Os dias quentes demais podem desidratar, mas também causar algum tipo de mal estar ou queda de pressão, portanto, a alimentação saudável também é uma grande aliada em todos esse processo.

A dica é apostar em alimentos leves e ricos em água, principalmente vegetais, legumes e frutas, como por exemplo:

  • melancia;
  • morango;
  • melão;
  • pepino.

Alimentos ricos em gordura e sódio devem ser evitados, afinal podem favorecer a retenção de líquidos e aumentar assim, o risco de desidratação.

3. Use roupas leves

Bermudas, shorts, vestidos, saias e calçados abertos são exemplos de roupas leves para o verão, afinal, as altas temperaturas do verão exigem roupas que permitam uma maior ventilação.

Roupas feitas de tecido natural, como o algodão e o linho também fazem a diferença, pois auxiliam na regulação da temperatura do corpo e na transpiração. Quanto mais fácil for para o corpo realizar esse controle de temperatura, menos esforço é exigido do organismo.

4. Diminua o consumo de sal

Exagerar no sal pode fazer com que os rins retenham muito mais água que o normal para equilibrar essa proporção. Essa retenção pode ocasionar na retenção de líquido de maneira geral e desconforto gastrointestinal.

Sintomas e riscos de desidratação

É importante estar atento aos sinais de desidratação, que podem variar de leves a graves. Os sintomas incluem:

  • sede intensa;
  • boca e pele secas;
  • urina escura;
  • cansaço;
  • tontura;
  • dor de cabeça;
  • confusão mental.

Se você ou alguém que você conhece apresentar esses sintomas, é importante tomar medidas imediatas para reidratar, buscando sombra, bebendo água e evitando atividades extenuantes.

Quando a desidratação se torna mais severa, os sintomas tornam-se ainda mais acentuados, podendo resultar em situações como diminuição da pressão arterial, episódios de convulsões, perda de consciência e até mesmo entrar em estado de coma.

Confira dicas extras para se manter hidratado nos dias quentes

  • Use roupas leves e de cores claras para minimizar a transpiração excessiva;
  • Evite o sol direto nas horas mais quentes do dia, optando por atividades ao ar livre pela manhã ou à tarde;
  • Use protetor solar para evitar queimaduras solares, que podem agravar a desidratação;
  • Evite o consumo excessivo de açúcar, pois pode afetar a regulação dos fluidos no corpo.

Lembre-se de que a hidratação no verão é essencial para aproveitar a estação com saúde e energia. Esteja atento aos sinais de desidratação e siga estas dicas para garantir que você permaneça hidratado enquanto aproveitam o verão. Com a devida atenção à hidratação, você pode aproveitar ao máximo o sol e o calor, com segurança e conforto.

Conte com a GnTech

Há 12 anos, a GnTech vem contribuindo com a medicina no Brasil, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar, trabalhando para descobrir novas oportunidades de oferecer qualidade de vida e tornar a saúde cada vez mais precisa e personalizada para as pessoas.

Contamos com Testes Farmacogenéticos voltados para a depressão e demais transtornos relacionados à saúde mental.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário