O MERCADO DE FARMACOGENÉTICA ATINGIRÁ US$ 11.938 MILHÕES ATÉ 2024

por Guido Boabaid
12/04/2023 30/01/2024

O mais recente relatório de mercado publicado pela Credence Research, Inc. informa que o mercado global de farmacogenômica e farmacogenética foi avaliado em US $ 7.167,6 milhões em 2015 e é esperado para atingir US $ 11.938 milhões até 2024, expandindo em um CAGR(Taxa de crescimento anual composta) de 5,6% no período.

O que é a farmacogenética e para que serve o teste

O teste farmacogenético analisa a resposta que o organismo de um paciente pode vir a ter em relação a uma série de medicamentos. A partir disso, com a emissão do resultado, o médico consegue utilizá-lo como ferramenta auxiliar para optar pelo fármaco mais adequado para o tratamento do seu paciente. A medicina personalizada enfatiza a mudança de paradigma na área médica, desde a reações do organismo até a prevenção de possíveis efeitos adversos. Portanto, a resposta individual ao medicamento varia de acordo com a composição genética e o tratamento farmacológico personalizado tem como base o genótipo de cada paciente.

A maioria dos resultados são positivos e mostram melhorias, como o alívio dos efeitos colaterais e a resposta mais rápida ao medicamento. Assim, torna-se necessário estudar como a metabolização das drogas afeta-se pelos genes. Existe uma área da medicina que baseia-se na análise do resultado da farmacogenética, com o objetivo de  personalizar a prática clínica, ajustando a dosagem, bem como analisando as possíveis interações medicamentosas ou optando por uma droga alternativa.

Estudo genético

O estudo genético ajuda a prever a susceptibilidade à doenças, a sua progressão e o comportamento dos medicamentos no organismo das pessoas. Além disso, ele é capaz de contribuir com estratégias de prevenção à patologias e prescrição de medicamentos mais eficazes. O que acaba resultando numa melhor qualidade de vida e economia de custos relacionados a tratamentos de saúde.

O mercado global de farmacogenômica segmenta-se em termos de aplicação terapêutica e tem sua usabilidade na oncologia, cardiologia, psiquiatria, doenças infecciosas, manejo da dor, distúrbios neurológicos entre outros. Com isso, destaca-se o segmento da  oncologia que domina o mercado terapêutico, seguido da psiquiatria e da infectologia.

Atualmente, a América do Norte ocupa a maior participação da receita global no mercado farmacogenômico, em grande parte dominada pelos EUA. Assim, os principais fatores de crescimento é a presença da infra-estrutura de saúde, consolidada e evoluída nesse território, aumentando a preferência por terapias precisas, econômicas e personalizadas para várias doenças e infecções.

Utilização dos testes farmacogenéticos

Indica-se a utilização de testes farmacogenéticos nos seguintes casos:

– Quando o paciente não alcança o resultado desejado;

– Se o paciente sofre com efeitos adversos;

– Para pacientes com associações medicamentosas;

– Para pacientes que iniciarão o tratamento.

Os testes genéticos infelizmente não são muito utilizados no Brasil, isso ocorre devido à ausência de informação. Porém a GnTech tem como intuito levar informação e esclarecimento sobre a utilização da genética humana em benefício da saúde e do bem-estar das pessoas.

Para saber mais sobre testes genéticos e como eles podem vir a auxiliar no tratamento clínico dos pacientes, entre em contato conosco.

 REFERÊNCIAS

Pesquisa de Farmacogenetica: Disponível em http://www.credenceresearch.com/report/pharmacogenomic-market

Pharmacogenomics Market Is Predicted To Hit US$ 11,938.8 Mn By 2024: Disponível em http://technorati.com/pharmacogenomics-market-is-predicted-to-hit-us-11938-8-mn-by-2024/

North America occupies the largest revenue share for Global Pharmacogenomics industry: Disponível em:

http://healthwant.com/2017/03/07/north-america-occupies-the-largest-revenue-share-for-global-pharmacogenomics-industry/

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário