O teste farmacogenético é para mim?

por Guido Boabaid
14/11/2023 23/02/2024

O teste farmacogenético é a ponte entre a genética e a farmacologia, permitindo-nos entender como as variações genéticas individuais afetam as respostas aos medicamentos. Cada pessoa é única, e assim é a maneira como seu corpo metaboliza e responde a diferentes substâncias.

Acompanhe o conteúdo e desvende o universo dos testes farmacogenéticos. Boa leitura!

O que é o teste farmacogenético? 

O teste farmacogenético é um exame que analisa o perfil genético de uma pessoa para avaliar como o seu corpo metaboliza e responde a medicamentos. Ele busca identificar variações genéticas que podem afetar a eficácia de um medicamento ou aumentar o risco de efeitos colaterais. Além disso, com base nos resultados do teste, os médicos podem personalizar o tratamento, escolhendo medicamentos mais adequados às características genéticas do paciente, tornando o tratamento mais eficaz e seguro.  

Em resumo, o teste farmacogenético ajuda a otimizar a prescrição de medicamentos, levando em consideração a genética individual do paciente. 

Como funciona? 

A realização do teste envolve, a coleta de uma amostra de saliva do paciente. 

Esta amostra é então analisada em nosso laboratório especializado para identificar variantes genéticas específicas relacionadas à resposta medicamentosa. 

Com base nos resultados, pode-se prever a eficácia de um medicamento, a dosagem ideal e o potencial de efeitos colaterais. 

Aqui você confere um vídeo completo com a explicação de como realizar a coleta:

Afinal, o teste farmacogenético é para mim? 

Já entendeu o que é o teste farmacogenético e a sua importância, mas ainda têm dúvidas se é para você? 

Confira abaixo algumas das principais indicações para o teste: 

  • Pacientes que apresentam dificuldade de tolerar doses mínimas; 
  • Pacientes que fazem o uso de vários medicamentos ao mesmo tempo (polifarmácia); 
  • Pacientes que relatam efeitos colaterais de forma frequente; 
  • Pacientes com múltiplas falhas de tratamento mesmo após utilização de altas doses. 
  • Pacientes esgotados com a abordagem de tentativa e erro; 
  • Pacientes iniciando ou em tratamento medicamentoso que desejam a personalização do tratamento. 

O teste farmacogenético não é indicado para:

  • Pacientes satisfeitos com seu tratamento, ou seja: têm uma boa resposta ou remissão da doença através da medicação prescrita, sem efeitos colaterais prejudiciais, não estão em a polifarmácia; 
  • Pessoas que não estão em tratamento medicamentoso e que não pretendem iniciar. 

Benefícios do teste farmacogenético 

Quantas vezes você teve efeitos colaterais ao testar diferentes medicações ou ainda ao iniciar um tratamento se pegou na dúvida sobre qual fármaco performaria melhor no seu organismo? Isso não precisa ser normal na sua rotina e ao longo da sua vida. 

Os testes farmacogenéticos oferecem uma abordagem assertiva para personalizar o tratamento médico com base na sua genética individual. 

“O teste farmacogenético torna o tratamento mais rápido, mais eficiente, com menos efeitos colaterais, além de não gastar dinheiro com tratamentos ineficazes”. 

– Dr. Guido Boabaid May, CEO e fundador da GnTech 

Evita efeitos colaterais 

Uma das principais vantagens é a prevenção de efeitos colaterais adversos. Assim, com base em seus genes, o teste ajuda a evitar reações indesejadas a medicamentos, tornando o tratamento mais seguro. 

Economia de Custos a Longo Prazo 

Embora os testes farmacogenéticos tenham um custo inicial, eles podem economizar dinheiro a longo prazo, evitando tratamentos ineficazes e reduzindo os custos associados a efeitos colaterais

Personalização do tratamento 

O teste farmacogenético analisa como o seu corpo metaboliza medicamentos. Isso significa que seu médico pode prescrever medicamentos que são mais eficazes para você, evitando tentativas e erros que podem custar tempo e saúde. 

Melhora na qualidade de vida 

Ao receber medicamentos que funcionam melhor para você, sua qualidade de vida pode melhorar substancialmente. Além disso, você se sentirá melhor e terá mais confiança em seu tratamento.

Otimização da dosagem 

O teste pode ajudar a determinar a dosagem ideal de um medicamento, garantindo eficácia e reduzindo o risco de toxicidade. 

CONFIRA TAMBÉM:

Histórico da farmacogenética 

Os primeiros estudos sobre o assunto são da década de 1950. Mas este ramo da ciência pôde caminhar a passos largos desde a criação do PharmGKB, maior banco de dados sobre farmacogenética, no ano 2000. 

O PharmGKB é uma base de informações pública e online, que reúne, faz a curadoria, integração e disseminação de conhecimentos sobre o impacto da variação do DNA na resposta aos fármacos. Ele é utilizado ao redor do mundo como um dos principais recursos da área que busca unir, facilitar e disseminar o entendimento de como variações genéticas podem afetar a resposta individual aos medicamentos e de como esse entendimento pode ser empregado ou traduzido na prática clínica. Atualmente, cerca de 1.800 artigos sobre o tema são publicados por ano no mundo sobre farmacogenética. 

No Brasil, a GnTech é líder em farmacogenética. Portanto, a empresa atua no mercado de testes farmacogenéticos desde 2012. A partir de 2017, passou a produzir a tecnologia para o sequenciamento e análise do DNA no país. 

As associações farmacogenéticas realizadas em nossos testes são construídas a partir de evidência científica sólida, disponibilizada em fontes oficiais como o PharmGKB e diretrizes clínicas emitidas por sociedades profissionais (e.g. Consórcio de Implementação de Farmacogenética Clínica- CPIC®). 

Sendo assim, pode-se afirmar que a utilização dos testes farmacogenéticos é a melhor maneira de trazer segurança e conforto para um paciente que precisa enfrentar um tratamento para erradicar determinada doença. 

Testes farmacogenéticos já são utilizados em diferentes áreas da medicina 

A cada dia que passa, a medicina está mais ampla e, consequentemente, mais moderna. Atualmente, há um grande número de áreas de atuação de médicos, mas infelizmente ainda não é possível que os testes farmacogenéticos abranjam todas elas. Porém, já é possível encontrar testes farmacogenéticos capazes de atuar nas seguintes áreas: 

Portanto, embora os testes farmacogenéticos não englobem todas as áreas da medicina, eles já são capazes de salvar muitas vidas e curar muitas doenças. Diversas outras áreas da medicina já são estudadas para que testes farmacogenéticos também possam oferecer cobertura, além de uma série de benefícios para outras enfermidades e patologias.

Conte com a GnTech 

Há 11 anos, a GnTech vem contribuindo com a medicina no Brasil, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar, trabalhando para descobrir novas oportunidades de oferecer qualidade de vida e tornar a saúde cada vez mais precisa e personalizada para as pessoas. 

Entre em contato conosco e saiba mais. 

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário