O que é o teste farmacogenético

Exame mostra para quais remédios o paciente que sofre de doenças como depressão tem chance de responder melhor

por Guido Boabaid
10/07/2023 04/04/2024

Algo muito comum na relação entre médicos e pacientes, porém pouco divulgada, é o uso de determinados medicamentos para determinadas doenças que não possuem seu efeito desejado ou então causam uma série de efeitos colaterais ao paciente, precisando assim ter sua utilização suspensa, diminuída, acrescentada ou então trocada por um outro medicamento. Nesse sentido, os testes farmacogenéticos surgem como uma forma de auxiliar a comunidade médica e pacientes.

Neste conteúdo, você irá entender o que é o teste farmacogenético, seus principais benefícios e para que serve. Acompanhe a leitura!

O que é o teste farmacogenético?

O teste farmacogenético analisa, ao mesmo tempo, a genética de uma pessoa e a resposta que seu organismo terá a uma série de medicamentos. Dessa forma, após a aplicação desse teste, é possível saber qual fármaco será mais eficaz e qual fármaco será menos efetivo no organismo de um paciente, proporcionando uma escolha medicamentosa mais assertiva na hora do tratamento. Já que, a escolha pode depender de diversos fatores. Portanto, principalmente, pacientes que lidam com transtornos que precisam de medicamentos controlados, que são os que apresentam normalmente, mais efeitos colaterais, não precisam sofrer com isso.

Isso permite a escolha dos medicamentos de maneira mais eficaz para cada paciente de forma personalizada de acordo com seu perfil genético. Os testes farmacogenéticos já são utilizados na diminuição de efeitos adversos, e, principalmente, auxiliam na escolha do medicamento correto para tratar determinada doença. Portanto, pode-se afirmar que os testes farmacogenéticos são capazes de salvar muitas vidas.

Benefícios do teste farmacogenético

Utilizar testes farmacogenéticos pode trazer uma série de benefícios tanto para pacientes quanto para médicos, entre os principais benefícios desses revolucionários testes podemos citar:

  • Maior assertividade na escolha do medicamento a ser utilizado;
  • Redução dos níveis ou ausência de efeitos colaterais;
  • Maior economia com tratamentos ineficazes;
  • Conforto e tranquilidade ao paciente;
  • Maior confiança na relação entre médico e paciente

O teste farmacogenético se aplica em quais áreas?

A cada dia que passa, a medicina está mais ampla e, consequentemente, mais moderna. Atualmente, há um grande número de áreas de atuação de médicos, mas infelizmente ainda não é possível que os testes farmacogenéticos abranjam todas elas. Porém, já é possível encontrar testes farmacogenéticos capazes de atuar nas seguintes áreas:

áreas de aplicação teste farmacogenético

Portanto, embora os testes farmacogenéticos não englobem todas as áreas da medicina, eles já são capazes de salvar muitas vidas e curar muitas doenças. Diversas outras áreas da medicina já são estudadas para que testes farmacogenéticos também possam oferecer cobertura, além de uma série de benefícios para outras enfermidades e patologias.

Histórico da farmacogenética

Os primeiros estudos sobre o assunto são da década de 1950. Mas este ramo da ciência pôde caminhar a passos largos desde a criação do PharmGKB, maior banco de dados sobre farmacogenética, no ano 2000.

O PharmGKB é uma base de informações pública e online, que reúne, faz a curadoria, integração e disseminação de conhecimentos sobre o impacto da variação do DNA na resposta aos fármacos. Ele é utilizado ao redor do mundo como um dos principais recursos da área que busca unir, facilitar e disseminar o entendimento de como variações genéticas podem afetar a resposta individual aos medicamentos e de como esse entendimento pode ser empregado ou traduzido na prática clínica. Atualmente, cerca de 1.800 artigos sobre o tema são publicados por ano no mundo sobre farmacogenética.

No Brasil, a GnTech é líder em farmacogenética. A empresa atua no mercado de testes farmacogenéticos desde 2012. A partir de 2017, passou a produzir a tecnologia para o sequenciamento e análise do DNA no país.

As associações farmacogenéticas realizadas em nossos testes são construídas a partir de evidência científica sólida, disponibilizada em fontes oficiais como o PharmGKB e diretrizes clínicas emitidas por sociedades profissionais (e.g. Consórcio de Implementação de Farmacogenética Clínica- CPIC®).

Sendo assim, pode-se afirmar que a utilização dos testes farmacogenéticos é a melhor maneira de trazer segurança e conforto para um paciente que precisa enfrentar um tratamento para erradicar determinada doença.

Conte com a GnTech

Há 11 anos, a GnTech vem contribuindo com a medicina no Brasil, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar, trabalhando para descobrir novas oportunidades de oferecer qualidade de vida e tornar a saúde cada vez mais precisa e personalizada para as pessoas.

Se você é médico e atua em uma das áreas de cobertura dos testes farmacogenéticos, entre em contato conosco. Possuímos uma ampla rede de profissionais gabaritados que lhe darão o suporte científico necessário para que a partir de hoje seus pacientes recebam apenas os medicamentos mais eficazes para tratamentos de suas doenças.

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário