Quando procurar um psiquiatra?

por Guido Boabaid
15/06/2023 29/12/2023

Ao notarmos um sintoma físico que não passa após dias ou semanas, vamos atrás de um especialista para investigar a causa do problema. Quando o assunto é saúde mental, é comum às vezes “deixarmos para depois” ou ficar na dúvida de quando procurar um psiquiatra ou outro profissional voltado para os cuidados com a saúde mental.

Tão importante quanto manter hábitos saudáveis e de autocuidado, é saber reconhecer os sintomas e buscar ajuda profissional quando necessário.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a saber em quais momentos e situações é importante buscar ajuda médica e sanar a dúvida: “afinal, quando procurar um psiquiatra?”

Acompanhe a leitura!

Quando procurar um psiquiatra?

O psiquiatra é o profissional graduado em medicina, com residência em psiquiatria. Responsável por investigar, diagnosticar e tratar todas as questões relacionadas à saúde mental, esse profissional também se dedica ao cuidado e prescrição de medicamentos, transtornos mentais e emocionais, como por exemplo depressão, ansiedade, síndrome do pânico e TDAH em adultos e crianças.

Vale ressaltar que apenas esse profissional é habilitado para a prescrição de tratamentos medicamentosos. Além disso, costuma contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde como psicólogos ou até mesmo nutricionistas, em caso de diagnóstico de transtorno alimentar ou fonoaudiólogos no caso de pacientes com autismo, por exemplo.

Confira abaixo mais conteúdos para complementar seus conhecimentos:

Psicólogo ou psiquiatra? Conheça as diferenças

Essa é uma dúvida mais comum do que se imagina, afinal, ambos os profissionais tratam de questões e transtornos relacionados à saúde mental. Por isso, viemos facilitar esse processo e te explicar a diferença!

A primeira diferença é na graduação. Enquanto o psicólogo realiza a faculdade de psicologia, o psiquiatra tem que ser obrigatoriamente graduado em medicina com especialização em psiquiatria.

Outra diferença, como já citado anteriormente, é de que apenas o psiquiatra pode prescrever medicamentos. Quando ocorre um tratamento multidisciplinar, normalmente o psiquiatra fica responsável pela prescrição e análise do tratamento medicamentoso, enquanto o psicólogo irá ouvir o paciente e buscar compreender suas emoções e a origem de seus incômodos e sentimentos.

Quando procurar um psiquiatra? Veja 6 motivos!

  1. Transtornos mentais

Se você está enfrentando sintomas de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou qualquer outro transtorno psiquiátrico, um psiquiatra é o especialista adequado para diagnosticar e tratar essas condições.

Portanto, busque atentar-se aos sintomas, principalmente se houver mudanças no seu comportamento ou rotina.

   2. Vícios

Alcoolismo ou excesso do uso de substâncias, e em jogos, são exemplos de vícios que podem ser tratados através da ajuda psiquiátrica.

Boa parte dos casos está relacionada a uma espécie de fuga emocional ou como uma forma de amenizar os sintomas da ansiedade, depressão ou demais transtornos mentais.

   3. Mudanças de humor extremas

Se você está passando por mudanças de humor extremas, como períodos prolongados de tristeza, desesperança, raiva intensa ou euforia excessiva, pode ser um sinal de que você precisa de suporte psiquiátrico.

   4. Pensamentos suicidas

Se você está tendo pensamentos suicidas ou tem preocupações sobre a sua segurança ou a de outras pessoas, é crucial buscar ajuda imediatamente. Um psiquiatra pode avaliar e fornecer um plano de tratamento apropriado para ajudá-lo a lidar com isso.

   5. Transtornos alimentares

A compulsão alimentar é um dos transtornos alimentares mais comuns e também pode ser uma fuga ou alívio aos sintomas de transtornos mentais ou problemas de ordem emocional.

No entanto, além da compulsão, também há outros transtornos alimentares como anorexia, bulimia e distimia.

  6. Problemas para dormir

É comum uma vez ou outra apresentar dificuldades para dormir, porém, quando isso se torna algo rotineiro, as consequências logo aparecerão, como cansaço ao longo do dia, indisposição, esquecimentos, problemas de memória, alterações no humor, entre outros.

Por isso, o psiquiatra pode auxiliar no tratamento da insônia ou demais problemas relacionados ao sono.

Ao longo deste blog, citamos alguns dos principais indícios que levam à importância de buscar ajuda de um psiquiatra. Lembre-se da importância de atentar-se aos sintomas e não negligenciá-los.

Conte para a gente, gostou desse conteúdo? 

Conte com a GnTech

Há 11 anos, a GnTech vem contribuindo com a medicina no Brasil, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar, trabalhando para descobrir novas oportunidades de oferecer qualidade de vida e tornar a saúde cada vez mais precisa e personalizada para as pessoas.

Entre em contato conosco e saiba mais.

O que é o teste farmacogenético
Descubra os benefícios da farmacogenética

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário