Crise de ansiedade: o que fazer quando acontece?

por Guido Boabaid
05/02/2024

A ansiedade é uma emoção natural que todos nós experimentamos em algum momento da vida. Ela pode ser uma reação saudável a situações de estresse, alertando-nos para perigos potenciais e preparando nosso corpo para lidar com desafios. No entanto, quando a ansiedade se torna crônica e intensa, pode evoluir para uma condição debilitante conhecida como transtorno de ansiedade, e as crises de ansiedade podem ser parte desse quadro.

Neste blog, vamos explorar o que é uma crise de ansiedade, quais são seus sintomas, e como você pode ajudar a si mesmo ou a alguém que está passando por isso. Acompanhe a leitura no blog.

O que é crise de ansiedade?

As crises de ansiedade são episódios repentinos de medo intenso que podem surgir a qualquer momento, sem aviso prévio. Elas podem ser acompanhadas por diversos sintomas físicos e psicológicos, os quais abordaremos ao longo desse texto.

Embora as crises de ansiedade sejam muito desconfortáveis, elas geralmente não são perigosas e passam por conta própria em alguns minutos. No entanto, elas podem ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas que as sofrem, interferindo nas atividades diárias, no trabalho, nos estudos e nos relacionamentos.

Sintomas das crises de ansiedade

Uma crise de ansiedade é um episódio súbito e intenso de ansiedade que pode ser acompanhado por uma série de sintomas físicos e emocionais intensos. Esses sintomas podem incluir:

  • Palpitações cardíacas aceleradas: o coração bate de forma rápida e intensa;
  • Dificuldade para respirar: a sensação de sufocamento ou falta de ar é comum;
  • Tremores ou abalos no corpo: as mãos ou outras partes do corpo podem tremer incontrolavelmente;
  • Sudorese excessiva: suor frio e excessivo é comum durante uma crise;
  • Tontura ou sensação de desmaio: a pessoa pode sentir que vai desmaiar a qualquer momento;
  • Pensamentos acelerados ou confusos: a mente fica repleta de pensamentos ansiosos e confusos;
  • Sensação de que algo terrível está prestes a acontecer: uma apreensão intensa e iminente de perigo.

Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem durar de alguns minutos a mais de uma hora. Durante uma crise de ansiedade, a pessoa frequentemente tem medo de perder o controle ou de morrer, o que aumenta ainda mais o pânico.

O que fazer se você está tendo uma crise de ansiedade

Se você está enfrentando uma crise de ansiedade, aqui estão algumas estratégias que podem ajudar.

. Respire profundamente

Tente controlar sua respiração, inspirando e expirando lentamente. Há diferentes técnicas de respiração para momentos de crise de ansiedade e estresse, que podem ajudar a amenizar os sintomas.

No nosso Instagram @gntechtests, contamos com diversas dicas sobre o assunto.

. Identifique pensamentos irracionais e foque no presente

Muitas vezes, a ansiedade é alimentada por pensamentos irracionais. Tente questionar esses pensamentos e substituí-los por pensamentos mais realistas. Uma dica é focar no momento presente, e de forma literal: observe o que está ao seu redor. Se está em uma sala, por exemplo, observe a cor do sofá, das cadeiras, das plantas, lustres, entre outros objetos e itens físicos. Isso ajuda a direcionar o foco dos pensamentos irracionais e das emoções intensas para o momento presente.

. Use técnicas de relaxamento

A meditação e o relaxamento muscular progressivo podem acalmar a mente. O mindfulness por exemplo, é uma conhecida prática que tem como foco a atenção plena da maneira mais consciente possível. Aumento da capacidade de concentração, melhora da qualidade de sono, controle da ansiedade e estresse e aprofundamento da inteligência emocional e autoconhecimento são alguns dos principais benefícios dessa técnica.

Além disso, a prática de yoga ou até mesmo de automassagem podem ajudar.

. Evite estimulantes

Reduza o consumo de cafeína e álcool, pois eles podem aumentar a ansiedade e sintomas relacionados como taquicardia e agitação, quando em excesso.

. Procure ajuda profissional

  • Se as crises de ansiedade forem frequentes e debilitantes, considere procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para orientação e tratamento adequado.

  • Como ajudar alguém durante uma crise de ansiedade?

    Se você estiver ao lado de alguém que está passando por uma crise de ansiedade, é fundamental saber como oferecer apoio adequado. Veja algumas orientações:

    1. Mantenha a calma: sua serenidade pode ser contagiante. Fique tranquilo para ajudar a pessoa a se acalmar.
    2. Ofereça apoio emocional: esteja presente, ouça com empatia e evite minimizar a situação.
    3. Respeite o espaço pessoal: algumas pessoas podem preferir ficar sozinhas por um momento. Esteja por perto, mas respeite essa necessidade.
    4. Pergunte como pode ajudar: ofereça ajuda, mas pergunte à pessoa o que ela precisa. Algumas podem desejar abraços, enquanto outras preferem espaço.
    5. Ensine técnicas de respiração: incentive a pessoa a respirar profundamente e lentamente para ajudar a acalmar o sistema nervoso.
    6. Evite julgamentos: não critique a pessoa ou sua condição. Lembre-se de que a ansiedade é uma reação natural do corpo ao estresse.

    As crises de ansiedade podem acontecer, mas podem ser controladas com o tratamento adequado. Se você estiver sofrendo de crises de ansiedade, procure ajuda profissional. Existem diversas opções de tratamento disponíveis que podem ajudar você a viver uma vida plena e feliz.

    Conte com a GnTech

    Há 12 anos, a GnTech vem contribuindo com a medicina no Brasil, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar, trabalhando para descobrir novas oportunidades de oferecer qualidade de vida e tornar a saúde cada vez mais precisa e personalizada para as pessoas.

    Contamos com testes farmacogenéticos voltados para a depressão e demais transtornos relacionados à saúde mental.

    Entre em contato conosco e saiba mais.

    Postagens relacionadas

    Deixe um Comentário