Saúde no Carnaval: dicas para curtir a folia com segurança e energia!

por Guido Boabaid
07/02/2024 23/02/2024

O Carnaval está chegando e com ele a promessa de muita festa, alegria e diversão. Mas para aproveitar a folia com saúde e energia, é importante tomar alguns cuidados, principalmente para garantir sua saúde durante todo o feriado, e claro, após ele.

Como cuidar da saúde no Carnaval?

1. Hidratação:

Essa dica é primordial! Durante o carnaval o calor tende a ser bem intenso, e aliado a dança intensa podem levar à desidratação. Por isso, beba bastante água, pelo menos 2 litros de água por dia, sucos naturais e evite bebidas alcoólicas em excesso. Caso for beber, procure intercalar a bebida alcoólica com a água, assim você mantém seu corpo hidratado. Lembre-se, o você pode calcular consumo ideal de água por dia, fazendo: 0,35ml X o seu peso. Entretanto, busque beber mais do que isso, pois o álcool é um ingredientes que age como diurético. À medida que o corpo processa o álcool, ele estimula a produção de urina extra. Portanto, como você vai perder mais água, precisa consumir mais.

2. Alimentação:

Faça refeições nutritivas, evitando alimentos gordurosos e frituras. Opte por comida de verdade, não pule as refeições, nem faça apenas beliscos, seu corpo precisa de energia e fontes de nutrientes e minerais. Então, não dispense as frutas, verduras, legumes.

3. Sono:

O sono é essencial para a recuperação física e mental. Portanto, tente dormir bem antes dos eventos para não estar fisicamente cansado, além de mentalmente. Que acaba desencadeando uma desregulação de muitos dos seus hormônios. E muitas vezes, você tende a recorrer para bebidas energéticas ou cafés, para “aguentar”. Porém, essa combinação de bebidas energéticas e álcool é extremamente perigosa. A cafeína presente nos energéticos aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, enquanto o álcool tem um efeito depressor no sistema cardiovascular. Essa combinação pode levar a arritmias cardíacas, infarto.

4. Protetor solar:

Use protetor solar com FPS alto, mesmo que esteja nublado durante o carnaval. Porque radiação ultravioleta (UV) do sol pode causar queimaduras solares, que podem ser dolorosas e desconfortáveis. O protetor solar ajuda a bloquear os raios UV e prevenir queimaduras solares. Além de que, você evita de ficar com marca de glitter e de adesivos.

5. Prevenção de doenças:

Lave as mãos com frequência, evite alimentos mal cozidos ou beber água que não esteja filtrada. O carnaval sempre é caracterizado por ser um lugar com multidão. Por isso, é muito mais propício de pegar algum vírus, por exemplo. Ou mesmo, por conta do calor, os alimentos podem estragar, assim como a água pode estar armazenada incorretamente. O que pode gerar uma leve virose, ou algo mais sério.

6. Álcool:

Cuidado com o excesso do álcool! Saiba o seu limite, e alterne a bebida alcoólica com água, assim como, comer algo é uma boa dica, para evitar que a pressão baixe. Então ter barrinhas de cereal, alimentos práticos com você é uma boa saida. Além do pré-alcool, existem alguns cuidados para tomar pós festa. Evitar tomar remédios controlados que possam ter alguma interação indesejada com o álcool, enquanto estiver sob efeito da bebida. O álcool pode potencializar os efeitos dos medicamentos, aumentando o risco de efeitos colaterais graves, como sonolência, tontura, náuseas, vômitos, perda de coordenação motora e até mesmo coma. Beber bastante água para evitar a famosa ressaca no dia seguinte. E claro! Não dirija se você beber.

Saúde no Carnaval

Quais as doenças que aumentam durante o carnaval?

Algumas doenças aumentam sua incidência durante o Carnaval, como:

  • Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): A camisinha é a melhor forma de prevenção.
  • Doenças respiratórias: Lave as mãos com frequência e evite contato com pessoas doentes.
  • Doenças gastrointestinais: Beba água potável e evite alimentos crus ou mal cozidos.
  • Acidentes: Evite o consumo excessivo de álcool e tome cuidado ao dirigir ou andar de moto.

Dicas para aproveitar o carnaval com saúde:

  • Planeje-se: Organize sua agenda para dormir bem e se alimentar de forma saudável.
  • Faça exames médicos: Antes do Carnaval, faça exames para verificar sua saúde e garantir que você está em condições de aproveitar a folia.
  • Leve seus medicamentos: Se você toma medicamentos regularmente, não se esqueça de levá-los com você.
  • Use roupas leves e confortáveis: Opte por roupas que te permitam se movimentar com liberdade e que não te deixem com calor.
  • Faça pausas: Descanse de tempos em tempos para evitar o cansaço excessivo.
  • Fique atento ao seu corpo: Se você se sentir mal, pare o que está fazendo e procure ajuda médica.

Lembre-se: O Carnaval é uma época de alegria e diversão. Mas é importante cuidar da sua saúde para aproveitar a folia com segurança e sem preocupações.

Ao seguir essas dicas, você poderá curtir o Carnaval com saúde e energia!

Conte com a GnTech

Há 12 anos, a GnTech vem contribuindo com a medicina no Brasil, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar, trabalhando para descobrir novas oportunidades de oferecer qualidade de vida e tornar a saúde cada vez mais precisa e personalizada para as pessoas.

Contamos com testes farmacogenéticos voltados para a depressão e demais transtornos relacionados à saúde mental.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário