Outubro Rosa, câncer de mama e o teste farmacogenético
- Guido Boabaid
- 11/10/2024
- Tempo: 7 minutos
O Outubro Rosa é um mês dedicado a conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama. Isso porque, os exames preventivos, como a mamografia, podem fazer toda a diferença para a detecção precoce de nódulos e melhores resultados no tratamento.
Além disso, o teste farmacogenético pode ser um aliado para quem luta contra um tumor maligno. Com isso, há mais assertividade na escolha das dosagens e é possível reduzir riscos de efeitos colaterais.
A seguir, explicamos tudo sobre a campanha do Outubro Rosa e como o teste farmacogenético pode ser uma ferramenta para o tratamento do câncer de mama.
Vamos lá?
Sumário
O que é a campanha Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é uma campanha com o objetivo de conscientizar e prevenir o câncer de mama. Criada na década de 1990, a campanha busca ressaltar a importância do diagnóstico precoce, ao compartilhar informações e proporcionar mais acesso ao tratamento e prevenção da doença.
Assim, a principal mensagem do Outubro Rosa é a conscientização sobre o câncer de mama, a importância da prevenção e do diagnóstico da doença.
Para se ter ideia da relevância do tema, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres.
Qual é a história por trás do Outubro Rosa?
A história do Outubro Rosa começou em Nova Iorque, nos Estados Unidos, na década de 1990, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado por Susan G. Komen.
Durante o evento, foram distribuídos laços cor-de-rosa para os participantes, e a cor tornou-se um símbolo mundial do combate ao câncer de mama. A partir disso, o Outubro Rosa começou a ganhar força e a se espalhar por todo o mundo.
Assim, à medida que o evento cresceu, outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos.
No Brasil, as primeiras ações ocorreram no início dos anos 2000. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês, o que marcou a primeira iniciativa no Brasil.
No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008, quando as ações em prol da causa tornaram-se mais frequentes.
Qual é a importância da conscientização sobre o câncer de mama?
A conscientização sobre o câncer de mama aumenta as chances de cura daqueles que descobrem a doença. Quanto mais cedo o diagnóstico, menos complexo pode ser o tratamento, e melhores resultados ele alcança.
Além disso, a campanha sobre o câncer de mama ajuda a desmistificar a doença, o que torna os exames preventivos mais regulares entre a população.
De acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), a chance de cura do câncer de mama é de mais de 90% quando há um diagnóstico precoce.
Quais são as 7 dicas para prevenir o câncer de mama?
Para aprofundar ainda mais no tema, separamos 7 dicas para prevenir o câncer de mama, que são:
- Faça exames preventivos;
- Pratique atividade física;
- Investigue o histórico de câncer na família;
- Evite o tabagismo;
- Amamente por pelo menos um ano;
- Tenha uma alimentação saudável.
A Sociedade Brasileira de Mastologia estima que, com uma alimentação balanceada e atividade física, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.
Isso porque, o câncer de mama é raro antes dos 35 anos. A partir desta idade, a probabilidade de sua incidência aumenta progressivamente, principalmente após os 50 anos.
Além disso, a doença pode ser genética ou não, e depende de alguns fatores de risco, como histórico familiar e presença de tabagismo, por exemplo.
Sendo assim, os exames preventivos são muito importantes para detectar um possível tumor logo no início. O teste farmacogenético é um exemplo que ajuda a obter maiores detalhes genéticos para a prevenção do câncer de mama.
Além dele, o autoexame deve ser realizado mensalmente, enquanto o exame de mama pode ser realizado a cada dois anos.
Em casos de mulheres com casos da doença na família, essas recomendações podem mudar. Por isso a importância de procurar um médico.
Como o teste farmacogenético pode ajudar no tratamento do câncer de mama?
O teste farmacogenético pode ser uma ferramenta e um diferencial para guiar o tratamento. Esse exame ajuda a identificar as tendências de comportamento do organismo com base nas informações do DNA, o que auxilia na escolha de dosagens e de fármacos para cada caso. Com isso, o médico consegue fazer uma prescrição mais assertiva e segura.
Isso porque, o tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra. Os estágios, chamados de estadiamento, se dividem em I, II, III e IV e dependem do tamanho e tipo do tumor.
O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo). Com o teste farmacogenético, essas doses podem ser regularizadas de acordo com cada caso e evitar os efeitos colaterais.
A GnTech é referência em testes farmacogenéticos no Brasil e possui exames que analisam os medicamentos e genes relacionados ao câncer de mama. Com ele, otimiza-se o tratamento pois o médico ganha informações valiosas para prescrição de um tratamento mais assertivo.
Conte com a GnTech
Como vimos, o câncer de mama necessita de diagnóstico rápido e preciso, que possibilite maior qualidade de vida. Por isso, a campanha do Outubro Rosa objetiva que mais vidas sejam salvas, com o engajamento da população e o compartilhamento das informações necessárias.
Nesse sentido, o teste farmacogenético pode representar ganho de tempo no tratamento ao não depender mais apenas do método de tentativa e erro na escolha dos fármacos e dosagens. Para uma doença como o câncer, isso pode fazer toda a diferença.
Além disso, o tratamento oncológico costuma ter uma série de efeitos colaterais. Qualquer risco de efeito adverso a menos é um ganho de qualidade de vida para o paciente.
Perguntas frequentes
Conheça as respostas para perguntas frequentes sobre o Outubro Rosa.
O Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar e prevenir o câncer de mama.
A história por trás do Outubro Rosa tem relação com Susan Goodman Komen, que descobriu o câncer ao diagnosticar um tumor na mama. Ela também iniciou o primeiro movimento em prol da conscientização da doença.
O símbolo do Outubro Rosa é o laço rosa, que representa a luta contra o câncer de mama. Ele é associado à positividade.
Não perca os próximos conteúdos: