Transtorno de personalidade narcisista: o que é, sintomas e tratamento
- Guido Boabaid
- Tempo: 7 minutos
O transtorno de personalidade narcisista é uma condição psicológica que afeta o comportamento e a forma como uma pessoa se relaciona com os outros.
Caracterizado por uma necessidade constante de admiração e uma baixa empatia pelo próximo, esse transtorno pode impactar muito a saúde mental — tanto de quem sofre com essa condição quanto de quem está ao seu redor.
Por isso, reconhecer os sintomas do narcisismo é um passo importante para buscar ajuda e melhorar a qualidade de vida. Além disso, avanços como os testes farmacogenéticos têm sido ótimas opções no ajuste do tratamento desse transtorno.
Quer saber mais sobre o tema? Continue até o final para entender tudo!
Sumário
O que é o transtorno de personalidade narcisista?
O transtorno de personalidade narcisista é um distúrbio prejudicado por um senso inflado de auto importância, uma necessidade constante de atenção e dificuldade em lidar com críticas.
De acordo com estudos, não se sabe ao certo o porquê de uma pessoa desenvolver esse transtorno, sendo um conjunto de fatores ambientais e genéticos que vão formando uma personalidade ao longo da vida.
Segundo o Manual MSD, pessoas com esse transtorno apresentam frequentemente comportamentos arrogantes e exploradores, dessa forma, o narcisismo vai além da vaidade, afetando de forma direta as relações pessoais e profissionais.
Como é uma pessoa com transtorno narcisista?
Pessoas com transtorno de personalidade narcisista geralmente buscam ser o centro das atenções e se sentem prejudicadas em considerar as necessidades e sentimentos dos outros.
Elas tendem a exagerar suas conquistas, esperando reconhecimento constante, mesmo quando injustificadas.
O perfil do narcisista supõe necessidade de admiração e dificuldade em lidar com críticas, o que pode gerar conflitos em diversas áreas da vida.
No entanto, essa busca por validação externa muitas vezes mascara uma baixa autoestima que, inclusive, é o seu ponto fraco.
Por ter a autoestima baixa “disfarçada” de autoconfiança, o narcisista é extremamente sensível a qualquer situação de rejeição ou críticas como vimos acima, ou seja, são muito frágeis emocionalmente.
Sendo assim, nessas situações, eles podem agir de maneira extremamente agressiva e estão sempre na defensiva, pois interpretam feedbacks negativos como um ataque à sua personalidade “perfeita”.
Quais são os 3 tipos de narcisistas?
Existem três tipos principais de narcisistas:
- Narcisista grandioso: é o mais conhecido, caracterizado por comportamentos dominantes e uma necessidade constante de ser admirado;
- Narcisista vulnerável: embora menos óbvio, este tipo apresenta traços de sensibilidade extrema e uma tendência ao ressentimento quando não recebe a validação esperada;
- Narcisista maligno: combina traços de narcisismo com comportamentos antissociais, podendo ser mais manipulador e agressivo.
Quais são os 9 sintomas de narcisismo?
De acordo com a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos mentais (DSM-5), os novos sintomas principais do transtorno de personalidade narcisista são:
- Sentimento exagerado de auto importância;
- Fantasias de sucesso ilimitado, poder ou beleza;
- Necessidade de admiração constante;
- Sensação de ser especial ou único;
- Exploração interpessoal para alcançar objetivos pessoais;
- Falta de empatia;
- Inveja de outras pessoas ou crença de que é invejado;
- Comportamentos arrogantes e presunçosos;
- Expectativa de tratamento especial.
Quais são as atitudes de um narcisista?
A incapacidade de se colocar no lugar do outro pode levar o narcisista a ignorar as necessidades emocionais de amigos, parceiros ou familiares.
Por exemplo, ele pode minimizar o sofrimento de alguém próximo ou desviar uma conversa para falar sobre suas próprias experiências, mesmo em momentos de vulnerabilidade do outro.
Em um grupo de amigos, um narcisista pode monopolizar as conversas, buscando reconhecimento por suas conquistas e habilidades, e se não recebe a atenção esperada, pode até mesmo cortar laços, alegando que as pessoas “não o valorizam”.
Além disso, qualquer crítica, mesmo que construtiva, pode ser vista como uma ameaça. Em um ambiente familiar, isso pode significar discussões frequentes, com o narcisista acusando os outros e sempre se colocando como vítima.
Um narcisista também pode sentir a necessidade de competir até mesmo com pessoas próximas. Por exemplo, pode tentar desmerecer as conquistas de um colega de trabalho ou parceiro para reafirmar sua superioridade.
Como é o diagnóstico e tratamento do transtorno de personalidade narcisista?
O diagnóstico de narcisismo é feito por profissionais de saúde mental, como psicólogos ou psiquiatras, por meio de avaliação clínica e análise dos critérios do DSM-5.
Além disso, as características podem variar em intensidade e contexto, alterando o tipo de diagnóstico.
Já o tratamento para narcisismo geralmente ocorre com psicoterapia, como terapia para transtornos de personalidade, que ajuda a melhorar a percepção emocional e a lidar com os relacionamentos.
Em alguns casos, medicamentos podem ser usados para tratar condições como ansiedade ou depressão.
É nesse ponto que os testes farmacogenéticos da GnTech auxiliam no tratamento medicamentoso, ajustando as dosagens de acordo com as necessidades de cada pessoa.
E não é qualquer teste! Veja aqui porque escolher a GnTech para cuidar da sua saúde:
Priorize sua saúde mental com a GnTech!
O transtorno de personalidade narcisista afeta não apenas quem sofre com ele, mas também aqueles ao seu redor em diversas áreas da vida, incluindo trabalho, amizades e relacionamentos familiares.
Por isso, reconhecer os sintomas do narcisismo e buscar o tratamento adequado são os primeiros passos para ter o equilíbrio da saúde mental e melhorar a qualidade de vida.Se você ou alguém próximo apresentar sinais de transtorno de personalidade narcisista, não hesite em procurar orientação profissional. O caminho para a recuperação envolve não apenas o tratamento, mas também a compreensão e o compromisso com o autocuidado e a saúde mental.
Conte sempre com a GnTech na busca por um tratamento que prioriza entender as necessidades de cada pessoa de forma individual.
Principais dúvidas sobre transtorno de personalidade narcisista
Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o tema.
O perfil do narcisista envolve uma necessidade constante de admiração, baixa empatia e dificuldade em lidar com críticas, muitas vezes escondendo uma baixa autoestima.
O narcisista não apoia ver outras pessoas recebendo mais atenção, reconhecimento ou destaque do que ele. A falta de controle sobre situações ou críticas também é algo que ele tende a rejeitar fortemente.
O ponto fraco de um narcisista é sua autoestima frágil. Apesar da aparente confiança, são muito sensíveis às críticas, rejeições ou qualquer situação que questione sua superioridade.
Não perca os próximos conteúdos sobre o tema:
- Transtornos de personalidade: definição, tipos e diagnóstico
- Transtorno bipolar X borderline: principais diferenças
- Depressão: como esportes e atividade física podem ajudar
- Transtorno borderline: sintomas, causas e tratamentos