Ansiedade: sintomas menos conhecidos e como lidar com eles
- Guido Boabaid
- 30/09/2024
- Tempo: 7 minutos
Lado a lado com a depressão, a ansiedade é uma das principais condições mentais dos nossos tempos — fruto de uma vida muito corrida e do excesso de preocupações do dia a dia.
Contas para pagar, responsabilidades familiares e outras questões surgem como um peso que podem agravar essa condição e dificultar a qualidade de vida.
A questão mais desafiadora acerca da ansiedade é que ela pode ser uma agente silenciosa que se manifesta em detalhes menores, em coisas que as pessoas tendem a ignorar no dia a dia. Porém, esses problemas se acumulam até se tornarem uma bola de neve.
Para evitar isso, você deve se atentar aos sintomas da ansiedade, inclusive os menos conhecidos. Nossa proposta, neste conteúdo, é justamente mostrar quais são esses sinais e o que eles realmente representam.
Vamos lá?
Sumário
Quais são os sintomas incomuns da ansiedade?
Vamos listar os sintomas menos conhecidos e comentados da ansiedade — aqueles que tendem a passar despercebidos:
- Baixa autoestima;
- Pessimismo;
- Fadiga extrema;
- Lapsos de memória;
- Sensação de desconexão com a realidade (despersonalização);
- Dor na mandíbula;
- Compulsão alimentar;
- Redução da libido;
- Formigamento e dormência constantes;
- Falta de concentração;
- Dor e queimação no estômago;
- Perfeccionismo;
- Taquicardia.
Confira todos os detalhes:
1. Baixa autoestima
Considerar-se sempre o pior, não acreditar em si, ter problemas de decisão, enfrentar falta de confiança e de impulso para realizar ações.
Ou, resumindo isso tudo em duas palavras: baixa autoestima.
Essas são questões que acompanham muita gente — e elas nem mesmo consideram como uma condição preocupante.
Contudo, a baixa autoestima é um sintoma incomum do transtorno de ansiedade e aponta para a necessidade de cuidado.
2. Pessimismo
Associado a uma baixa autoestima, temos o pessimismo: o excesso de pensamentos negativos e derrotistas que fazem as pessoas até desistirem antes mesmo de tentar algo.
Isso pode ser um sinal de que algo não está bem na sua saúde mental. Especificamente, pode ser uma forma de manifestação da ansiedade.
3. Fadiga extrema
O cansaço extremo para fazer as coisas, principalmente ao chegar em casa depois do trabalho, é uma questão muito frustrante — mas também é uma situação frequente que pode representar algo alarmante: que a ansiedade já faz parte da vida da pessoa.
A fadiga extrema se relaciona também com um dos principais sintomas da ansiedade: a insônia.
Então, a pessoa pode entrar naquele ciclo terrível em que precisa dormir, mas, mesmo cansada e sem energia, não consegue desligar-se dos problemas.
4. Lapsos de memória
Muitas pessoas se surpreendem quando, do nada, começam a esquecer as coisas. Isso parte até de situações corriqueiras e podem se tornar mais frequentes.
E é justamente um dos sintomas incomuns e mais preocupantes da ansiedade.
5. Sensação de desconexão com a realidade (despersonalização)
A desconexão com a realidade (ou sensação de irrealidade) se manifesta como um grande vazio, em que a pessoa se sente tão frustrada, preocupada, ansiosa, que sente como se estivesse fora do corpo.
Esse não chega a ser um dos sintomas físicos do transtorno, diretamente, mas impacta o corpo e a mente. Justamente por isso, é um perigoso sintoma da ansiedade.
6. Dor na mandíbula
As dores na mandíbula também apontam para um quadro de ansiedade. Dores, em geral, são sempre manifestações de que algo não está bem, e essa, em específico, liga o alerta vermelho para uma condição maior de esgotamento mental.
7. Compulsão alimentar
A compulsão alimentar — o ato de comer exageradamente como uma resposta a algum estresse ou situação problemática — também configura como um sintoma.
8. Redução da libido
Outro problema comum que pode passar despercebido é a redução da libido. Essa é uma questão que pode atrapalhar muito os relacionamentos e está relacionada com o cansaço, estresse e excesso de preocupação.
9. Formigamento e dormência constantes
A ansiedade pode causar sensações no corpo de formigamento e dormência, como nas mãos, nos pés e no rosto.
Esses sintomas estão relacionados à hiperventilação e ao aumento da atividade do sistema nervoso quando estamos ansiosos.
10. Falta de concentração
Dificuldades em se concentrar ou manter o foco são sintomas comuns em pessoas ansiosas. A mente pode ficar sobrecarregada com pensamentos intrusivos e preocupações, e isso afeta a capacidade de atenção e de tomada de decisões.
11. Dor e queimação no estômago
A ansiedade desencadeia sintomas físicos, como dores ou sensação de queimação no estômago. Isso se dá devido à liberação de hormônios do estresse que afetam o sistema digestivo.
12. Perfeccionismo
Pessoas com ansiedade podem apresentar tendências ao perfeccionismo, sendo extremamente críticas consigo mesmas na busca por evitar falhas a todo custo.
A problemática é que isso pode intensificar os sentimentos de ansiedade. Ou seja: é um sintoma e uma consequência.
13. Taquicardia
A ansiedade também causa aceleração dos batimentos cardíacos, conhecida como taquicardia. Isso ocorre porque o corpo está em um estado de alerta, pronto para “lutar ou fugir”, mesmo sem um perigo real presente, o que causa as palpitações irregulares nos batimentos.
Como lidar com os sintomas incomuns de ansiedade?
Felizmente, existem várias estratégias úteis para lidar com os sintomas da ansiedade — até os menos conhecidos. Práticas de mindfulness são ótimas aliadas nesse sentido — técnicas de meditação que ajudam a relaxar e a desligar.
Vale citar também as técnicas de respiração, a terapia e o apoio psicológico de profissionais.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) atua fortemente nesse sentido, como uma forma de tentar bloquear pensamentos prejudiciais e entender como eles se formam. É uma abordagem terapêutica de curta duração, focada no presente.
E em alguns casos, o uso de medicação pode ser necessária também (com o apoio do teste farmacogenético para ajustar a dose). Nesse caso, é indispensável a avaliação de um médico para saber como deve ser feito o tratamento.
Conclusão
A ansiedade é uma condição que afeta milhares de pessoas no mundo e pode começar com questões corriqueiras, como um cansaço maior ou uma dor na mandíbula.
Neste conteúdo, listamos alguns dos sintomas menos conhecidos e mais ignorados, que merecem atenção para que você consiga entender sua situação. Assim, é possível buscar o tratamento adequado para melhorar de vida.
Continue acompanhando o blog da GnTech e aprenda mais sobre questões de saúde mental!
Perguntas Frequentes
Vejamos as questões mais comuns sobre a ansiedade.
Formigamento, falta de concentração, dor e queimação no estômago, perfeccionismo, respiração curta e taquicardia são alguns exemplos de sintomas menos comuns.
Preocupação excessiva, inquietação, fadiga, irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração, tensão muscular, taquicardia, sudorese e falta de ar.
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno de pânico, fobia social, fobias específicas, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e ansiedade de separação.
Não perca os próximos conteúdos:
- Câncer: conheça os sintomas
- COMO O CÂNCER PODE LEVAR À DEPRESSÃO
- Doenças do inverno: conheça as principais
- Depressão: mitos e verdades
- Endorfina: entenda para que serve e como liberar esse hormônio