Tipos de estabilizadores de humor e como eles funcionam
- Por Júlia Silva
- 24/09/2025
- Tempo: 7 minutos
Muitas pessoas só descobrem o impacto de um estabilizador de humor quando convivem com alguém que enfrenta mudanças bruscas no estado emocional.
Essas variações, que vão além do que é comum no dia a dia, podem fazer parte do transtorno bipolar, uma condição que afeta o comportamento, o pensamento e a forma como a pessoa se relaciona com o mundo.
O tratamento geralmente inclui o uso de medicamentos que ajudam a prevenir crises, proporcionando mais estabilidade nas emoções. Ainda que o nome seja o mesmo, existem diferentes fármacos para o mesmo tratamento, por isso, é indispensável o acompanhamento de um médico para definir qual é a melhor abordagem.
Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura para entender sobre os tipos de estabilizadores de humor e como eles funcionam.
Sumário
O que é um estabilizador de humor?
Estabilizador de humor é um medicamento psiquiátrico utilizado no tratamento de oscilações de humor, como é o caso do Transtorno Bipolar. Seu objetivo é regular e estabilizar o humor do paciente, prevenindo episódios de mania e depressão.
Esses medicamentos agem no sistema nervoso central, modulando neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e o glutamato, que estão envolvidos na regulação do humor e das emoções.
Qual a função do estabilizador de humor?
A função do estabilizador de humor, como o nome já diz, é regular o humor, sendo um tratamento preventivo contra episódios de mania e depressão. O foco do tratamento é conservar a estabilidade emocional do paciente e preservar sua saúde mental.
Os estabilizadores atuam no organismo de diferentes formas:
- Regulação do humor: atuam no sistema nervoso central, ajustando a atividade de neurotransmissores que influenciam na regulação emocional. Além disso, eles reduzem a instabilidade química no cérebro, contribuindo com um humor estável;
- Prevenção de crises: agem de forma contínua, impedindo que o cérebro volte a entrar em desequilíbrio;
- Melhora da qualidade de vida: com o humor mais estável e as crises sob controle, a pessoa consegue ser mais funcional, reduzir o uso emergencial de medicamentos e ter uma rotina mais previsível, com menos impacto emocional.
Além disso, os estabilizadores de humor podem ser usados sozinhos ou em combinação com outros medicamentos, dependendo do quadro clínico de cada paciente e sempre sob supervisão médica.
Leia também:
- Transtorno bipolar: conheça os principais mitos
- Crise de ansiedade: o que fazer quando acontece?
- Medicamentos antidepressivos: quais são e como atuam
- O que fazer durante uma crise de pânico
- Transtorno bipolar X borderline: principais diferenças
Principais tipos de estabilizador de humor
Os principais tipos de estabilizador de humor, e mais usados, são: lítio, ácido valpróico, carbamazepina e lamotrigina. Veja, a seguir, as diferenças e particularidades entre eles:
| Lítio | Um dos medicamentos mais tradicionais no controle do Transtorno Bipolar;Tem ação preventiva tanto para mania quanto para depressão bipolar; Exige monitoramento regular do nível sanguíneo (litemia); Pode afetar rins e tireoide, exigindo exames periódicos. |
| Ácido valpróico | Apresenta melhores resultados na prevenção de episódios maníacos do que depressivos; Muito usado em casos com agitação, impulsividade ou comportamento agressivo; Pode causar ganho de peso, queda de cabelo, problemas hepáticos e alterações hormonais; Contraindicado em caso de gravidez. |
| Carbamazepina | Além de ser útil em episódios maníacos, ela também é usada no tratamento de neuralgia e crises epilépticas; Mais indicada para pacientes com histórico de irritabilidade intensa ou agitação; Pode interferir na ação de outros medicamentos; Exige monitoramento de exames de sangue, pois pode causar efeitos hematológicos. |
| Lamotrigina | Sua ação é melhor contra a depressão do que contra a mania; Boa opção para uso a longo prazo com menor risco de efeitos colaterais graves; Deve ser iniciada com aumento gradual da dose, para evitar reações alérgicas sérias. |
A escolha entre qual tipo de estabilizador utilizar para o tratamento bipolar depende do histórico do paciente e deve ser sempre acompanhada por exames de monitoramento regulares para garantir a segurança e os efeitos positivos da medicação.
Diferença entre antidepressivos e estabilizadores de humor?
Enquanto os antidepressivos tratam os sintomas da depressão, os estabilizadores de humor controlam as oscilações entre mania e depressão, sendo a base do tratamento psiquiátrico.
No entanto, vale ressaltar que os antidepressivos não substituem os medicamentos estabilizadores, pois não controlam a oscilação do humor, e sim, tratam a depressão bipolar.
Quando usados, os antidepressivos são um complemento temporário, geralmente associados a um estabilizador para evitar crises.
Qual o melhor remédio para estabilizar o humor?
Não existe o melhor estabilizador, a escolha, feita pelo médico, vai depender das necessidades e particularidades do paciente.
Tradicionalmente, o lítio é o mais estudado e considerado um medicamento de primeira linha, mas há alternativas tão boas quanto ele, como valproato, carbamazepina e lamotrigina, que podem ser boas opções, a depender do tipo de transtorno, histórico do paciente, e tolerância aos efeitos colaterais.
Na GnTech você encontra o teste ideal para descobrir qual é o melhor estabilizador de humor para você.
Com o PsicoGene Pro, o seu médico entenderá como os seus genes podem afetar os resultados do seu tratamento, encontrando o melhor medicamento e também a dosagem certa para que a conduta terapêutica tenha maiores chances de sucesso desde o início.

Estabilizador de humor e saúde personalizada com a GnTech
Como vimos, o estabilizador de humor representa saúde e bem-estar para quem sofre com oscilações significativas de humor, como o Transtorno Bipolar, prevenindo episódios de mania e depressão.
No entanto, a escolha de qual medicamento utilizar deve ser individualizada e supervisionada por um médico que vai entender suas individualidades e, então, prescrever a melhor alternativa para o seu caso.
Nesse sentido, os testes farmacogenéticos da GnTech surgiram para proporcionar segurança na escolha da medicação, ajudando médicos e pacientes a personalizar o tratamento, de acordo com as suas necessidades apontadas no perfil genético.
Se o seu objetivo é viver com mais estabilidade emocional e qualidade de vida, o PsicoGene PRO pode ser o primeiro passo.
Entenda como o teste farmacogenético PsicoGene PRO pode apoiar seu médico a conduzir seu tratamento da melhor forma.
Perguntas frequentes sobre estabilizador de humor
Ainda ficou com dúvidas sobre o estabilizador de humor? Confira, a seguir, as respostas para as principais perguntas sobre este assunto.
Estabilizadores de humor não causam dependência química. Eles são usados de forma contínua por necessidade clínica e devem ser usados sempre sob supervisão médica.
A resposta do uso do estabilizador de humor varia conforme o medicamento e o organismo de cada pessoa.
Apenas médicos podem prescrever estabilizadores de humor, sendo o psiquiatra o especialista mais indicado.



