O que é a roda da vida?

por Guido Boabaid
05/01/2024 23/02/2024

Será que nos acostumamos com a correria do dia-a-dia e nem percebemos mais que vivemos em uma rotina ligada no 220V? Provavelmente sim. Quem nunca se pegou comendo rápido para fazer alguma tarefa do trabalho? Ou então, deixando de fazer atividades físicas porque não tem tempo. A meditação, a leitura, planejamentos de lazer, os check-ups médicos acabam ficando sempre em segundo plano e, normalmente, dando lugar à uma área da vida que priorizamos mais. Trouxemos, portanto, a roda da vida, uma ferramenta para te ajudar a visualizar as áreas da sua vida.

Fato é, a vida desequilibrada se tornou mais comum do que a em equilibro. E não é de hoje! Claro que, com o passar dos anos tudo ficou ainda mais intenso. Mas há décadas atrás, esse desequilibro entre as áreas da vida já era uma preocupação. Por isso, em 1960, Paul J. Meyer, um renomado palestrante motivacional desenvolveu uma ferramenta para ajudar na visualização gráfica das áreas da sua vida, que consequentemente, auxiliam no autoconhecimento e definição de objetivos e metas: a roda da vida!

Qual o principal propósito da roda da vida?

A roda da vida pode ser utilizada tanto em sessões de coaching, como por apenas por você, fazendo a interpretação e adequações das áreas da sua vida. Pois, ela surge exatamente com esse propósito: criar uma visão macro das áreas mais importantes da sua vida para que você analise cada uma delas e entenda como está seu momento da vida atual. E então, tentar equilibrar o máximo possível todas as áreas, sem negligenciar ou super valorizar um dos âmbitos.

O que é a roda da vida?

Como o nome diz, roda da vida, o objetivo é deixar ela o mais parecido com esse formato possível, indicando assim, um maior equilíbrio entre as áreas da vida. Portanto, o propósito da ferramenta é deixar a sua vida mais harmônica e contribuir para a construção de um momento de maior saúde mental e qualidade de vida.

Quais são os 4 principais pilares da vida?

Mas afinal, quais são as áreas da vida que preenchemos na roda da vida e que regem nosso equilíbrio?

São elas:

  • Qualidade de Vida
  • Relacionamento
  • Profissional
  • Pessoal

A partir dessas áreas que preenchemos na roda vida, que obtemos uma visão de como está nosso atual momento e pensamos em estratégias e metas para conquistar a plenitude e equilíbrio dessa roda.

O que significa cada área da roda da vida?

Mergulhando mais afundo nessa ferramenta, as áreas da vida possuem sub-áreas, que nos ajudam a pensar e refletir antes de preencher cada área da da vida.

Qualidade de vida

Dentro dela, encontramos: Plenitude, Espiritualidade e Hobbies. Pois, a qualidade de vida não é composta por um único item. Não atingimos ela se só nos dedicamos a um aspecto dela, portanto, todos os três devem ser levados em conta.

O que é a roda da vida?

Plenitude

Para pensar nesse aspecto é interessante que você faça algumas perguntas como: “Eu sou feliz com a minha vida?”, “está me faltando algo para ser feliz?” “já estou correndo atrás disso?”. Nos tempos de hoje, principalmente, com as redes sociais, nos comparamos muito com outros, achando que a vida perfeita existe, e que nunca iremos alcançar a felicidade. Entretanto, na maioria das vezes, parar e realizar alguns exercícios de atenção plena, pode mudar esse pensamento. E fazer você perceber como é feliz com a sua vida.

Espiritualidade

Diferentemente do que parece, ela não precisa necessariamente estar ligada à religião. Pode ser, qualquer crença que traz vitalidade e significado aos eventos da vida. Pode ser que você encontre essa espiritualidade com a lei da atração por exemplo. Acreditando que você atrai o que pensa.

Hobbies

Você separa um tempo para você? Pense nisso. Reflita se você coloca o lazer e seus hobbies como parte da sua rotina também. Pois, em suma, se você deixar sua diversão de lado, como conseguirá ter qualidade de vida? Todos precisamos de pelo menos, um tempo do nosso dia para sorrir!

Relacionamento

Nessa área encontramos como pontos para considerar: o relacionamento com a família, com os amigos e o amoroso. Essa trÍade abrange os vértices do relacionamento na roda da vida.

O que é a roda da vida?

Família

Neste bloco é interessante que você reflita como está sua relação com seus familiares. “Tem algo que você possa fazer para tornar a convivência com eles melhor e mais assídua?”, “Estou presente para a meus familiares?”, se não, como pode se mostrar mais presente para eles, assim como se sentir mais acolhido, pois são momentos de troca.

Amigos

Muitas vezes, a família que escolhemos. Aqui você deve se perguntar “Tenho passado tempo de qualidade com os meus amigos?”, “reservo um tempo para encontrar com eles?”, “será que estou presente quando eles precisam?”. Algo muito comum é deixar as amizades de lado, por conta de super valorização de outros aspectos, como trabalho, relacionamentos amorosos. Mas não esqueça que para uma vida em equilíbrio é preciso manter a rede de amizades íntegra.

Amoroso

Aqui você deve analisar seu relacionamento com seu parceiro, observar se há muitas brigas, se você se sente seguro (a), se você se sente feliz ao lado dessa pessoa. E lembrar que, um relacionamento é como um jardim, precisa ser regado todos os dias. É necessário esforço e dedicação diária de ambas as partes para que ele dê certo.

Profissional

Quando falamos de âmbito profissional, o que você acha que é necessário analisar? O sucesso no trabalho? Bom, esse aspecto é sim pensado, porém dentro de outros, como: a realização e o propósito, sua contribuição social e seus recursos financeiros.

O que é a roda da vida?

Propósito

Muita atenção quando falamos de propósito. Pense e reflita se o que você faz, atualmente, está alinhado com o seu propósito de vida. Se você está realizado na área em que atua ou gostaria de mudar algo? Como normalmente escolhemos o que vamos fazer muito cedo em nossas vidas, é importante sempre reavaliarmos essa questão.

Contribuição Social

“O que você faz para tornar do mundo um lugar melhor?” Parece clichê, mas não é! Todos nós precisamos fazer nossa parte, que no final fará diferença. Portanto, pense, o qual a sua contribuição para essa causa? Pense na sociedade como um todo, não precisamos nos limitar a projetos e ONGs. Mas tenha a certeza, que você contribuiu de alguma forma para a sociedade.

Recursos Financeiros

Você consegue bancar o que você almeja? Não estamos falando de grandes luxos ou jatinhos, mas se você ter uma renda que te permita mante o padrão de vida que você deseja. Como educação financeira é um tema que poucos tem domínio, pode ser interessante dedicar um tempo a ele e focar em atingir suas metas.

Pessoal

E claro, nós mesmos. Somos os atores principais das nossas vidas, por isso prestar atenção nas sub-áreas: Desenvolvimento pessoal, saúde (física e mental) e disposição, é um compromisso inadiável consigo mesmo.

O que é a roda da vida?

Desenvolvimento pessoal

Nessa área da roda da vida engloba todos os itens que ajudam a desenvolver a sua mente. Seja cursos, poadcasts, filmes, clubes do livro, aprender uma língua nova, viagens. Analise como está sua abertura a novos aprendizados, quais novas experiências você teve? E não apenas para o crescimento no trabalho, mas também para o crescimento como ser humano.

Saúde

Englobe aqui, tanto a saúde física, como a mental. Pois, uma influencia diretamente na outra. “Como você cuida do seu bem-estar?”. O nosso corpo é fantástico e ele avisa quando algo está errado, basta prestar atenção. Portanto, analise seu sono, exercícios, alimentação, check-ups médicos, o modo como você lida com conflitos, terapias, descanso. Leve em conta que todos ele impactam diretamente na sua saúde.

Disposição

Você acorda se sentindo cansado? Ou sente muito cansaço ao longo do dia? Reveja o que pode estar atrapalhando sua disposição, ânimo, fôlego e motivação para viver. E vença esse obstáculo, se for uma deficiência nutricional, se for um transtorno de saúde mental, sobrecarrega de trabalho… Veja na sua roda da vida, qual eixo é necessário ajustar para trazer mais vitalidade e disposição para o seu dia-a-dia.

Como montar a roda da vida

1.Separe um tempo para você montar a sua roda da vida, com calma, para que possa refletir bem sobre cada aspecto, além de uma ambiente silencioso e confortável;

2. Faça o DOWNLOAD GRATUITO DA RODA DA VIDA AQUI!;

3. Analise cada uma das suas áreas, pensando no seu momento atual e preenchendo com uma nota de 1 a 10 para cada uma delas;

4. Obtenha uma representação visual do SEU momento de vida;

5. Identifique quais áreas precisam de maior atenção e planeje como atingir essa meta;

6. Coloque em prática as metas e refaça a roda da vida depois de um tempo que seja de acordo com suas metas traçadas.

Aproveite essa ferramenta para otimizar seu autoconhecimento e suas realizações em várias áreas!

Conte com a GnTech

Há 12 anos, a GnTech vem contribuindo com a medicina no Brasil, com o propósito de oferecer saúde e bem-estar, trabalhando para descobrir novas oportunidades de oferecer qualidade de vida e tornar a saúde cada vez mais precisa e personalizada para as pessoas.

Contamos com Testes Farmacogenéticos voltados para a depressão e demais transtornos relacionados à saúde mental.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário