FARMACOGENÉTICA E COMO ELA AUXILIA NO TRATAMENTO

por Guido Boabaid
11/04/2023 04/12/2023

Ciência e tecnologia têm caminhado lado a lado nas últimas décadas para promover tratamento mais rápidos e eficazes. Assim, a farmacogenética é consequência dos avanços de estudos sobre o DNA humano e tem revolucionado a forma como a Medicina guia os tratamentos.

Caracterizada como um ramo da ciência, a Farmacogenética estuda como a variação genética humana impacta na resposta a medicamentos. A composição dos genes determina como diferentes substâncias se comportam no organismo. Portanto, um medicamento pode fazer efeito em uma pessoa e não ter resposta no tratamento de outra.

Com base nas informações genéticas do paciente, é possível indicar como ele tende a responder a uma medicação e, assim, tornar as prescrições e dosagens de fármacos personalizadas. É, portanto, uma ferramenta que auxilia o médico no manejo de medicamentos trazendo a medicina personalizada nos tratamentos.

Com esses dados, os profissionais da saúde não dependem mais exclusivamente do método de tentativa e erro. Além de indicar tratamentos que tendem a ser mais eficazes, com menos riscos de reações adversas, evita-se o uso excessivo de medicamentos ou de dosagens acima do necessário.

A farmacogenética fornece informações importantes para quem está ou iniciará um tratamento, para quem usa remédios de uso contínuo ou mesmo para quem quer se precaver e já saber como seu organismo se comportará caso precise utilizar alguma medicação.

Histórico da Farmacogenética

Os primeiros estudos sobre o assunto são da década de 1950. Mas este ramo da ciência pôde caminhar a passos largos desde a criação do PharmGKB, maior banco de dados sobre farmacogenética, no ano 2000.

O PharmGKB é uma base de informações pública e online, que reúne, faz a curadoria, integração e disseminação de conhecimentos sobre o impacto da variação do DNA na resposta aos fármacos. Atualmente, cerca de 1.800 artigos sobre o tema são publicados por ano no mundo.

No Brasil, a GnTech é líder em farmacogenética. Além disso, a empresa atua no mercado de testes farmacogenéticos desde 2012. A partir de 2017, passou a produzir a tecnologia para o sequenciamento e análise do DNA no país.

Testes farmacogenéticos abrangem diferentes especialidades médicas

Os testes farmacogenéticos são exames que realizam o sequenciamento do DNA e analisam como as variações dos genes tendem a impactar na performance dos medicamentos.

Os exames podem ser ferramentas importantes para respostas mais rápidas ao tratamento, melhora da qualidade de vida do paciente e guiar tratamentos de uso contínuo de medicamentos.

A GnTech comercializa hoje diferentes tipos de testes farmacogenéticos:

TotalGene

Versão mais completa do teste farmacogenético, analisa 60 genes e avalia 172 fármacos utilizados em tratamentos psiquiátricos, oncológicos, cardiológicos e de doenças infecciosas, dentre outras. Engloba os principais medicamentos do mercado e que também são amplamente utilizados em outras especialidades médicas.

O TotalGene é indicado para quem quer ter à mão uma base de dados personalizada que possa guiar tratamentos ao longo da vida ou para quem enfrenta doenças de diferentes especialidades.

PsicoGene

Teste farmacogenético de medicamentos utilizados no tratamento de doenças como depressão, ansiedade, estresse, insônia, transtorno bipolar, síndrome do pânico e TDAH. O Psicogene oferece respostas importantes para a escolha do medicamento, dosagens seguras e possibilidades de reações adversas.

O exame ajuda a tornar o tratamento mais rápido, especialmente em casos de pacientes que já enfrentam a doença por muitos anos. Com isso, é uma ferramenta importante para a qualidade de vida de quem possui um transtorno psicológico.

OncoGene

Além de auxiliar na melhor escolha do tratamento, mostrando qual a tendência de ação dos medicamentos no organismo do paciente, o teste farmacogenético OncoGene avalia também medicamentos utilizados para minimizar os efeitos colaterais e desconfortos comumente enfrentados durante o tratamento oncológico.

O exame pode significar uma otimização de tempo no tratamento e ganho de qualidade de vida para o paciente.

InfectoGene

O tratamento de doenças infecciosas exige bastante assertividade na escolha dos medicamentos para evitar reações adversas e a sobrecarga em alguns órgãos. O InfectoGene abrange medicamentos utilizados em doenças como Malária, Hepatite, HIV, Lúpus e a própria Covid-19.

O exame é um forte aliado nos seus tratamentos ao identificar a tendência do organismo do paciente a se comportar com os principais medicamentos do mercado.

CardioGene

Esse teste farmacogenético abrange medicamentos utilizados no tratamento de cardiopatias, trombose, arritmia, hipertensão e outras doenças relacionadas à Cardiologia. O exame contribui para um tratamento muito mais seguro, pois medicamentos de uso contínuo passam a ser administrados de forma individualizada e respeitando a natureza de cada paciente.

Clique aqui e mais sobre os testes oferecidos pela GnTech.

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário