PsicoGene TEA PRO: personalizando o tratamento para o Transtorno do Espectro Autista
- Por Giovana Weber
- 27/03/2025
- Tempo: 8 minutos
O PsicoGene TEA PRO é um teste de análise genética que auxilia na escolha do tratamento mais adequado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Este exame identifica como o organismo processa diferentes medicamentos usados no controle de sintomas como desatenção, hiperatividade, ansiedade, dificuldades com o sono e comportamentos repetitivos.
A resposta aos fármacos utilizados no tratamento pode ser diferente de pessoa para pessoa. Dessa forma, o teste possibilita uma escolha mais alinhada às características genéticas do paciente para ter maiores chances de sucesso.
Se interessou pelo assunto? A seguir, você entenderá melhor como esse exame funciona e de que forma ele pode se integrar ao seu plano terapêutico para trazer melhores resultados e mais qualidade de vida para pessoas com TEA.
Sumário
O que é o teste farmacogenético PsicoGene TEA PRO?
O PsicoGene TEA PRO é um teste farmacogenético desenvolvido pela GnTech para avaliar a forma como o organismo responde a 57 fármacos analisados, utilizados no manejo do Transtorno do Espectro Autista.
A partir de 31 genes analisados, ele auxilia médicos psiquiatras na definição de um tratamento personalizado, com um ajuste preciso da medicação e identificação de fármacos que reduzem o risco de reações adversas para cada paciente.
Os medicamentos avaliados são:
- Antipsicóticos, como risperidona e o aripiprazol, utilizados para reduzir a irritabilidade, agressividade e comportamentos repetitivos e estereotipados;
- Psicoestimulantes e não-estimulantes, como metilfenidato e atomoxetina, para melhorar a desatenção e hiperatividade;
- Antidepressivos para tratar sintomas de ansiedade, depressão e
- comportamentos repetitivos;
- Estabilizadores de humor para labilidade emocional e impulsividade;
- Agentes moduladores do sono para insônia e distúrbios do sono;
- Canabinoides para hiperatividade, ansiedade e heteroagressividade;
- Betabloqueadores para tratamento de condições associadas como arritmias e ansiedade.
Como pessoas com TEA, principalmente crianças, costumam ter maior sensibilidade aos medicamentos, esse exame contribui para um acompanhamento mais seguro, evitando a necessidade de tentativas sucessivas de medicamentos e dosagens, aumentando a adesão ao tratamento.
Como funciona a farmacogenética no TEA?
A farmacogenética estuda como variações no DNA influenciam o metabolismo de fármacos, para entender por que algumas pessoas respondem melhor a determinados medicamentos do que outras.
No caso do TEA, ela auxilia na condução de tratamentos mais adequados, reduzindo tentativas e erros na escolha da medicação e minimizando riscos de efeitos colaterais e da não adesão à terapêutica adotada.
Com os resultados do PsicoGene TEA PRO, por exemplo, os médicos conseguem:
- Identificar quais medicamentos são mais apropriados para cada paciente;
- Ajustar doses de forma mais precisa, evitando reações adversas;
- Reduzir o tempo de adaptação à medicação.
Tudo isso faz com que o tratamento seja mais seguro e favorece a adesão, proporcionando mais conforto ao paciente e sua família.
Quais os benefícios do PsicoGene TEA PRO?
O PsicoGene TEA PRO possibilita um tratamento individualizado, auxiliando na prescrição mais adequada e na redução de reações adversas, trazendo mais segurança no uso da medicação.
Entre os principais benefícios desse teste estão:
- Personalização do tratamento: análise genética que identifica quais medicamentos podem ser melhor absorvidos pelo organismo, fazendo com que o tratamento seja mais direcionado;
- Maior segurança medicamentosa: a avaliação da resposta do corpo aos fármacos evita o uso de substâncias inadequadas e diminui riscos para o paciente;
- Redução de efeitos colaterais: com a escolha adequada dos medicamentos, há menor chance de reações adversas intensas;
- Eficiência no tratamento: o teste reduz o tempo de tentativas com diferentes fármacos, otimizando a adaptação à medicação e proporcionando mais qualidade de vida para o paciente.
Como é feito o teste farmacogenético?
O processo para realizar o teste farmacogenético PsicoGene TEA PRO é bastante simples e começa com a coleta de material genético, geralmente feita por saliva, e segue com a análise laboratorial dos dados genéticos para a interpretação dos resultados.
Confira, abaixo, o passo a passo para realizar o teste:
- Coleta de material genético: é feita de forma não invasiva, utilizando um cotonete especial (swab) para retirar células da mucosa bucal. O processo é rápido e indolor, realizado com a ajuda de um kit enviado diretamente ao seu endereço;
- Envio para análise: após a coleta, a amostra é enviada para um laboratório especializado, onde será processada e analisada, para identificar as variações genéticas que influenciam o metabolismo de medicamentos;
- Interpretação dos resultados: no laboratório, os geneticistas e biomédicos utilizam tecnologias avançadas para interpretar como seu corpo processa os medicamentos e quais substâncias podem ser mais adequadas ao seu organismo;
- Entrega do laudo farmacogenético: após a análise, um laudo é elaborado e enviado ao médico responsável.
Veja o vídeo a seguir para entender melhor como realizar a coleta em casa:
Para quem o PsicoGene TEA PRO é indicado?
A indicação do teste PsicoGene TEA PRO é: para crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista e que enfrentam dificuldades no ajuste ou escolha da medicação.
Muitas vezes, o tratamento precisa de ajustes constantes para atingir o equilíbrio desejado, e é nesse contexto que o teste pode ser um excelente aliado.
A aplicação do teste frequentemente ocorre em pacientes que:
- Têm dificuldades no ajuste de medicação: pacientes com uma resposta imprevisível aos medicamentos, o que torna difícil encontrar o fármaco adequado;
- Precisam de ajustes em tratamentos em andamento: para pacientes que já estão em tratamento e não estão obtendo os resultados desejados;
- São crianças e adolescentes com TEA: estes pacientes exigem uma atenção especial, pois cada fase do desenvolvimento pode influenciar a forma como eles reagem aos medicamentos;
- Buscam um tratamento mais individualizado: o PsicoGene TEA PRO permite adaptar os tratamentos de acordo com as características genéticas de cada indivíduo.
O que dizem os especialistas sobre o uso da farmacogenética no TEA?
A farmacogenética tem avançado cada vez mais no meio médico, principalmente na área da neurociência, quando diz respeito ao tratamento de pessoas com TEA ou outras condições psiquiátricas.
Diversos estudos clínicos e pesquisas científicas têm demonstrado como ela traz bons resultados quando usada em pacientes com transtornos do espectro autista.
A pesquisa publicada na revista MDPI mostrou que as intervenções farmacogenéticas melhoram o resultado clínico de pacientes com TEA resistentes ao tratamento.
Isso demonstra como a análise genética pode ser importante para otimizar a terapêutica, principalmente quando a resposta ao tratamento convencional é imprevisível.
Em um artigo da Academia Médica, médicos psiquiatras enfatizam que a medicina personalizada está se tornando cada vez mais importante no tratamento de crianças e adultos com TEA.
Eles afirmam que através de um tratamento personalizado, é possível reduzir os sintomas indesejados, como convulsões, dificuldades de aprendizagem e distúrbios gastrointestinais. E isso terá um forte impacto na qualidade de vida do paciente.
Personalização no tratamento do TEA é o futuro
A medicina personalizada está se tornando cada dia mais importante na hora de elaborar tratamentos mais precisos e eficazes para pessoas com TEA, e um ótimo aliado para isso é o PsicoGene TEA PRO.
Este teste, desenvolvido pela GnTech, é uma grande inovação farmacogenética que possibilita o ajuste do tratamento com base nas características genéticas de cada paciente.
Ou seja, ao invés de seguir condutas genéricas e o método de tentativa e erro, a adaptação do tratamento é de acordo com a resposta individual de cada pessoa.
O futuro do tratamento e sintomas relacionados ao TEA está na personalização, e o PsicoGene TEA PRO é a ferramenta que vai transformar essa realidade e trazer mais qualidade de vida para você e a sua família!
Perguntas frequentes sobre o PsicoGene TEA PRO
Confira, a seguir, as respostas para as dúvidas mais comuns sobre PsicoGene e testes farmacogenéticos.
O PsicoGene é um teste farmacogenético que analisa como os componentes genéticos de um paciente reagem a certos medicamentos, para ajudar a personalizar o tratamento para diversas condições de saúde.
O valor de um teste farmacogenético varia entre R$ 1.170,00 e R$ 4.647,00, dependendo do tipo de exame e das condições de pagamento escolhida.
Gostou de entender mais sobre o tema? Aproveite para conferir outros posts do nosso blog!
- PsicoGene Pro: saiba como cuidar da sua saúde mental com o teste farmacogenético
- Atypical: série da Netflix retrata autismo
- Autismo é genético? Entenda o que influencia o desenvolvimento do TEA
- PsicoGene TDAH: o teste farmacogenético personalizado para o seu tratamento!
- Depressão: teste farmacogenético como um aliado ao tratamento