PSICÓLOGO X PSIQUIATRA NO TRATAMENTO PARA DEPRESSÃO

por Guido Boabaid
12/04/2023 26/04/2024

Se você ou alguém que conhece está no processo de entender sobre alguns sintomas emocionais e físicos desafiadores, pode estar se perguntando: devo procurar um psicólogo ou psiquiatra para tratar a depressão

Essa decisão pode parecer complexa, mas entender quais são as diferenças entre esses profissionais pode ajudá-lo a encontrar a melhor abordagem para o diagnóstico e também para o tratamento.

Por isso, continue a leitura e saiba exatamente como cada especialidade atua nesse tipo de tratamento!

Qual profissional trata a depressão: psicólogo ou psiquiatra?

A depressão é um transtorno psicológico que pode ser tratado tanto por psicólogos quanto por psiquiatras. 

O psicólogo é um profissional de saúde mental que se concentra na terapia e no aconselhamento. Eles ajudam os pacientes a lidar com seus pensamentos e comportamentos, trabalhando para identificar as melhores estratégias para enfrentar os desafios emocionais.

Por outro lado, o psiquiatra é um médico especializado em saúde mental que pode prescrever medicamentos e outros tratamentos para tratar a depressão

Assim, diagnosticam e tratam condições psiquiátricas e podem trabalhar em conjunto com psicólogos para oferecer uma abordagem mais completa e multidisciplinar.

A quebra dos tabus relacionados aos profissionais de saúde mental

O transtorno depressivo passou a ser uma pauta mais comentada nos últimos anos, mas ainda envolve muitos tabus. Infelizmente, ainda existem preconceitos a respeito do trabalho da psicologia e da psiquiatria.

Infelizmente, o estigma a respeito das doenças mentais impede muitas pessoas de buscarem ajuda e tratamento. Portanto, a conscientização sobre o tema é tão relevante, para que seja possível superar as barreiras que impedem tantas pessoas de tratar a depressão.

Dito isso, afirmo que é possível tratar a depressão com o psicólogo, por meio da psicoterapia, ou com o psiquiatra, através dos antidepressivos. Inclusive, os tratamentos que combinam ambos os métodos costumam ter grande eficácia.

Leia também: Depressão tem cura? Entenda melhor esta condição

Como o psicólogo faz o diagnóstico de depressão?

O diagnóstico de depressão feito por um psicólogo geralmente envolve uma avaliação das experiências, sintomas e história do paciente. Eles podem utilizar técnicas de avaliação como entrevistas clínicas, questionários e observação do comportamento do paciente.

Durante a avaliação, o psicólogo explora diversas áreas, incluindo:

  • O humor do paciente;
  • A qualidade de seus relacionamentos;
  • Seu desempenho no trabalho ou na escola;
  • Padrões de sono e apetite, entre outros. 

Eles também podem considerar fatores como estresse, traumas de vida e histórico familiar de questões relacionadas à saúde mental.

Com base nessas informações, o profissional de psicologia pode fazer um diagnóstico e desenvolver um plano de tratamento, que pode incluir terapia individual ou em grupo, mudanças na rotina e, se necessário, encaminhamento para um psiquiatra avaliar um tratamento com uso de medicamentos.

Qual o melhor tipo de terapia para depressão?

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois o melhor tipo de terapia para depressão pode variar de acordo com cada paciente. Mas, diferentes abordagens terapêuticas têm sido estudadas, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), psicanálise, interpessoal (TIP), psicodinâmica e a centrada na pessoa.

Entenda como cada tipo de abordagem atua

Alguns estudos de psicologia apontam que existe uma tendência de foco nos pensamentos negativos por parte de quem sofre depressão, o que pode contribuir com a manutenção e repetição da doença — 50% das pessoas que já viveram quadros depressivos tiveram novos episódios.

Trata-se, normalmente, de pensamentos ruins em relação a si mesmo, ao ambiente ao redor e ao futuro. Com isso, o paciente assume uma postura chamada “hipergeneralizada”, tratando-os como verdades absolutas.

Como resultado dessas observações, surgiu a Terapia cognitivo-comportamental. Nela, o psicólogo trabalha para revisitar os pensamentos do indivíduo deprimido, ao mesmo tempo em que procura estimular atitudes positivas para que o paciente vença essa barreira.

Já a terapia interpessoal se concentra nos relacionamentos e nas interações sociais do paciente, buscando melhorar a comunicação e resolver conflitos que possam contribuir para a depressão.

Além disso, outras abordagens, como a terapia psicodinâmica e a terapia centrada na pessoa, também podem ser úteis, dependendo das características do paciente e de suas preferências. 

É por isso que, na psicoterapia, o profissional busca entender a visão de mundo, crenças e tudo aquilo que é importante para o indivíduo.

Portanto, a atuação do psicólogo no tratamento para depressão tem o objetivo de auxiliar o paciente a entrar em contato com suas angústias profundas para aprender a lidar com elas de forma mais saudável.

Leia também: Como tratar a depressão: 8 atividades que podem ajudar

Como o psiquiatra trata a depressão?

O psiquiatra é o médico que trata de transtornos mentais e tem a medicação como principal ferramenta. Ele observa sinais dos pacientes e questões que eles trazem para dar um diagnóstico e, assim, buscar o medicamento mais adequado.

A depressão provoca alterações na neurotransmissão, processo que envolve diversos hormônios como a dopamina, serotonina e noradrenalina. A doença interfere em como se dá o processo de transmissão e recepção das células nervosas, afetando o bem-estar do paciente.

Esse desequilíbrio químico cerebral é tratado com os antidepressivos, que buscam retomar a regularidade do funcionamento do cérebro. O psiquiatra é quem vai definir a necessidade do medicamento, qual utilizar, como utilizar e em que dosagem.

Alguns exemplos de antidepressivos comuns incluem:

  • Inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS);
  • Inibidores seletivos de recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSN);
  • Antidepressivos tricíclicos.

Até pouco tempo, a prescrição de fármacos para depressão era feita com base na tentativa e erro. Com isso, muitos pacientes sofriam com efeitos colaterais e, por vezes, precisavam testar muitas alternativas para encontrar o melhor remédio para seu caso. 

Mas, hoje, os psiquiatras contam com o teste genético para prescrever o tratamento mais seguro e eficiente para cada pessoa.

O teste farmacogenético é um exame que, através do sequenciamento genético, analisa como os genes do paciente interferem no metabolismo, resposta e toxicidade dos medicamentos. 

Consequentemente, ajuda prever como a pessoa deve reagir a cada fármaco, possibilitando mais assertividade na prescrição médica.

Saiba mais: Histórias de sucesso com os testes farmacogenéticos

Perguntas frequentes

Veja, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre quando buscar um psicólogo ou psiquiatra:

Como saber se eu preciso de psicólogo ou psiquiatra?

Se você está lutando com sentimentos persistentes de tristeza, falta de energia, alterações no sono ou apetite, é importante buscar ajuda profissional, seja da psicologia ou psiquiatria.

Qual profissional trata a depressão?

Tanto psicólogos quanto psiquiatras são capacitados para tratar a depressão, cada um com suas abordagens específicas.

Qual o melhor tipo de terapia para depressão?

O melhor tipo de terapia pode variar de acordo com cada paciente. É importante conversar com um profissional de saúde mental para encontrar a abordagem mais adequada para você.

Conclusão

Agora você sabe que buscando o psicólogo ou psiquiatra para tratar a depressão, você terá o direcionamento mais adequado de acordo com os sintomas. 

Estes profissionais estão disponíveis para oferecer todo o suporte e orientação durante esse processo. Por isso, não hesite em buscar ajuda profissional. 

E sempre conte com a GnTech para aprender sobre os recursos e profissionais de saúde mental que você precisa para se recuperar.

Continue aprendendo:

Postagens relacionadas

Deixe um Comentário